A segunda janela de transferências da atual temporada do futebol brasileiro fechou na quarta-feira (2). Desta forma, os clubes nacionais só podem se reforçar com jogadores que tenham ficado sem contrato durante o período de negociações (ou seja, até o dia 2 de agosto).
Por outro lado, a possibilidade de vender atletas segue aberta. Isso porque as janelas de contratações dos principais mercados do Exterior continuam vigentes. Nos casos de Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França, as equipes podem se reforçar até o dia 1º de setembro.
A Holanda, mercado considerado mais emergente, mas que costuma vir ao Brasil com frequência em busca de novos talentos, também pode contratar até o dia 1º de setembro. Na Rússia, a janela se fecha no dia 14 de setembro. Em Portugal, até 22 de setembro.
Na Arábia Saudita, que surpreendeu o futebol mundial com forte investimento, como as chegadas de Kanté, Benzema e Mané, entre outros, é permitido inscrever novas peças até o dia 20 de setembro. No Catar, o intervalo se encerra dois dias antes, em 18 de setembro.
No México, há a viabilidade de realizar transações até o 13 de setembro. Destino cada vez mais atraente, ainda mais com a presença de Messi, os Estados Unidos não são uma opção no momento. Fechada no dia 2 de agosto, a janela só reabrirá em janeiro de 2024.
Confira quando fecham as janelas dos principais mercados do Exterior
Alemanha
- 1º de setembro
Arábia Saudita
- 20 de setembro
Catar
- 18 de setembro
Estados Unidos
- 2 de agosto (fechada)
França
- 1º de setembro
Holanda
- 1º de setembro
Inglaterra
- 1º de setembro
Itália
- 1º de setembro
México
- 13 de setembro
Portugal
- 22 de setembro
Rússia
- 14 de setembro