O Olympique de Marseille foi eliminado nesta terça-feira (15) de forma dramática na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, ao ser derrotado na disputa de pênaltis no jogo de volta, na França, pelo grego Panathinaikos.
Depois de perder por 1 a 0 na Grécia, o time comandado pelo técnico espanhol Marcelino venceu por 2 a 1 nesta terça, com dois gols do novo reforço Pierre-Emerick Aubameyang. Ele abriu o placar logo aos 2 minutos e ampliou nos acréscimos da primeira etapa.
Mas um gol dos visitantes nos descontos levou a partida para a prorrogação e depois para os pênaltis, onde o goleiro espanhol do Marselha, Rubén Blanco, que havia entrado no lugar do compatriota Pau López especialmente para essa disputa, não conseguiu evitar a eliminação.
Todos os jogadores da equipe grega converteram suas cobranças, enquanto o chute à meia altura de Mattéo Guendouzi, que abriu a sequência do time francês, foi defendido pelo goleiro Alberto Brignoli.
Guendouzi viveu uma noite dos pesadelos já que o gol de empate do Panathinaikos veio em um pênalti, confirmado pelo VAR, após uma falta cometida por ele nos últimos instantes do tempo regulamentar, quando parecia que a classificação viria para o Marselha.
Esta eliminação custa muito caro em todos os sentidos para o OM, já que o time vai deixar de participar da milionária Liga dos Campeões.
O fracasso desta terça-feira também é uma enorme dor de cabeça para o presidente do clube, Pablo Longoria, e seu braço direito Javier Ribalta que, após a saída do técnico Igor Tudor em junho, decidiram mudar tudo neste verão europeu.
O time apresentou novos jogadores, um novo treinador, um novo estilo de jogo radicalmente oposto ao da temporada passada. Mas não conseguiu se adaptar a tempo, e isso ficou mais evidente no jogo de ida, na Grécia.
O Panathinaikos ainda precisa passar por mais uma rodada eliminatória para tentar garantir sua presença na fase de grupos da mais prestigiada competição europeia de clubes.
— Ainda é muito cedo para entender que vencemos. O jogo foi bonito, cheio de paixão e tensão, foi difícil, mas é uma grande noite para nós e para os nossos torcedores — comemorou o técnico do time grego, Ivan Jovanovic.
Resultados da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões:
Aris Limassol (CYP) x Raków Czestochowa (POL) 1-2 ; 0-1
Maccabi Haïfa (ISR) x Slovan Bratislava (SVK) 2-1; 3-1
Sparta Praga (CZE) x Copenhague (DIN) 0-0; 3-3; nos pênaltis (2-4)
Molde (NOR) x KÍ Klaksvík (FRO) 1-2 ; 2-0 (prorrogação)
Galatasaray (TUR) x Olimpija Ljubljana (SLO) 3-0; 1-0
TSC Backa Topola (SRB) x Sporting Braga (POR) 0-3 ; 1-4
Servette FC (SUI) x Glasgow Rangers (SCO) 1-2; 1-1
Sturm Graz (AUT) x PSV Eindhoven (HOL) 1-4; 1-3
Olympique de Marselha (FRA) x Panathinaikos (GRE) - 0-1 ; 2-1; nos pênaltis (3-5)
* clubes classificados para a próxima fase
* AFP