A tenista tcheca Karolina Muchová derrotou a bielorrussa Aryna Sabalenka, número 2 do ranking feminino, neste sábado (19) e se classificou para a final do torneio WTA 1000 de Cincinnati, onde enfrentará a jovem americana Coco Gauff que surpreendeu ao eliminar a polonesa número 1 do mundo, Iga Swiatek.
Depois de vencer Sabalenka nas semifinais de Roland Garros, Muchová voltou a frustrar os sonhos da adversária com um triunfo de 6/7 (4), 6/3 e 6/2 em um duelo de duas horas e 37 minutos em que a bielorrussa pagou muito caro por seus erros de serviço (10 duplas faltas).
Mais cedo a americana Coco Gauff se tornou a mais jovem finalista do WTA 1000 em Cincinnati ao vencer a polonesa Iga Świątek , em uma partida emocionante. A tenista de 19 anos e 160 dias, venceu a número 1 do mundo por 7/6 (2), 3/6, 6/4 depois de ter perdido para ela as sete partidas anteriores sem vencer um set sequer. A partida teve 2h50min de duração.
Número 5 no ranking da WTA, Gauff confirmou a crescente evolução de seu jogo, o que pode permitir que ela explore seu imenso potencial. A americana, que neste mês conquistou seu maior troféu no WTA 500 em Washington, não perdeu a confiança mesmo quando Swiatek empatou após perder o primeiro set e neutralizou seus três primeiros match points.
— Naqueles momentos, eu disse a mim mesma: 'Você é uma guerreira. Você é Coco Gauff e pode conseguir. Contra ela é preciso dar tudo, mas desde o momento em que pisei na quadra senti que não ia perder este jogo, mesmo nos momentos mais difíceis — explicou a tenista em entrevista ao Tennis Channel.
Gauff venceu o primeiro set em um 'tiebreak' que alcançou após um primeiro exercício de persistência. Świątek chegou a abrir 4-2 e então teve dois set points, mas Gauff impediu com seu poderoso saque e forehand.
A polonesa, especialista em encontrar soluções, reagiu no segundo set surpreendendo a adversária com mais subidas à rede e outros truques.
Apesar de perder a vantagem, Gauff não se intimidou no set decisivo contra a quatro vezes campeã do Grand Slam e encontrou a quebra decisiva no oitavo game.
Świątek então teve duas chances de devolver a quebra, mas Gauff manteve a calma e lutou até garantir a vitória com seu quarto match point, que ela comemorou com um salto e um grito para o delírio de seus fãs.
Para a número 1 do ranking, é sua segunda derrota consecutiva nas semifinais de torneios WTA 1000, depois da semana passada em Montreal contra outra americana, Jessica Pegula.
Americanas ficam com título nas duplas
E as tenistas da casa também fizeram a festa na final de duplas. Alycia Parks e Taylor Townsend confirmaram a ótima campanha, onde derrotaram as cabeças de chave 2 e 4, e superaram outra dupla favorita, a de número 3, formada pela também americana Nicole Melichar-Martinez e a australiana Ellen Perez, por 2 a 1, parciais de 6/7 (1), 6/4 e 10-6 e conquistaram o primeiro título da parceria.
* AFP