A tcheca Karolína Muchová, 43ª do ranking mundial da WTA, surpreendeu ao eliminar nesta quinta-feira (8) a número 2 do mundo, a bielorrussa Aryna Sabalenka, e se classificar para a final de Roland Garros. A jogadora de 26 anos fechou o jogo em 2 sets a 1, com parciais de 7/6 (5), 6/7 (5) e 7/5, em três horas e 13 minutos na quadra Philippe-Chatrier.
Sabalenka, que venceu o Aberto da Austrália em janeiro, esteve perto da vitória quando abriu 0-30 com 5-2 no terceiro set, mas Muchova reagiu e venceu 20 dos últimos 24 pontos para conseguir uma grande virada e fechar o jogo.
— É incrível, eu apenas continuei lutando. Não quero soar pretensiosa, apenas continuei trabalhando meu jogo — disse a tcheca depois da partida.
Além de Sabalenka, Muchova eliminou ao longo do torneio outras favoritas como a grega Maria Sakkari e a russa Anastasia Pavlyuchenkova. Semifinalista de Grand Slam pela primeira vez no Aberto da Austrália de 2021, a tcheca nunca tinha passado da terceira rodada em Paris.
Para Sabalenkla, a eliminação interrompe uma sequência de 12 vitórias em Grand Slams. Um preço alto pelos 53 erros não forçados que cometeu na partida, contra 27 de Muchova.
* AFP