A polonesa Iga Swiatek, número 1 do mundo, derrotou a tcheca Marketa Vondrousova (10ª) nesta sexta-feira (18) e se classificou para as semifinais do WTA 1000 de Cincinnati. Com parciais de 7/6 (3) e 6/1, em 1h31min de partida, ela confirmou o favoritismo e, pela quinta vez na temporada, chega a esta fase de um torneio deste porte.
Mas, apesar de já ter disputado quatro semifinais de torneios 1000, Swiatek não venceu nenhum deles em 2023. Ela foi vice-campeã em Dubai e Madrid, e não chegou às finais de Indian Wells e Montreal.
Campeã de Roland Garros em junho, a polonesa de 22 anos tenta em Cincinnati seu quinto título na temporada, antes da disputa do Aberto dos EUA, que começa no dia 28 de agosto. Na semifinal, ela enfrentará a vencedora do duelo entre a americana Coco Gauff e a italiana Jasmine Paolini para conhecer sua adversária por uma vaga na final do torneio.
Em outro jogo já finalizado, a tcheca Karolína Muchová, que eliminou a brasileira Bia Haddad Maia na estreia, se classificou para a primeira semifinal de WTA 1000 da carreira. Após vencer os três primeiros games contra Marie Bouzková, ela viu a compatriota abandonar a quadra com dores no adutor da coxa direita. Sua rival sairá da partida entre a tunisiana Ons Jabeur e a bielorrussa Aryna Sabalenka.