Pela primeira vez na carreira, a polonesa Iga Świątek conseguiu superar as oitavas de final no WTA 1000 de Concinnati. A líder do ranking mundial levou um susto ao perder o primeiro set para a chinesa Qinwen Zheng, por 6 a 3.
Para evitar nova decepção no torneio, a tenista de 22 anos voltou com tudo no segundo set e abriu logo 5 a 0. Até sacou para aplicar um pneu, mas acabou quebrada. Fechou em 6 a 1 devolvendo a quebra. No set decisivo, Świątek manteve o ritmo forte e, com uma quebra, abriu logo 4 a 1. A chinesa já não encaixava o saque, abusava das duplas faltas e novamente viu a polonesa aproveitar o break point e repetir o 6 a 1 sacando bem.
A próxima rival de Świątek será a tcheca Markéta Vondroušová, cabeça 10) de chave número 10 e atual campeã de Wimbledon, que passou pela americana Sloane Stephens, parciais de 7/5 e 6/3. O duelo de campeãs de Grand Slam será jogado na sexta-feira e será o segundo entre elas. No anterior, em 2020 em Rolanda Garros, a polonesa levou a melhor.
O dia não foi bom para algumas cabeças de chave. Elena Rybakina, quarta favorita, fez 6 a 4 no primeiro set contra a italiana Jasmine Paolini, mas acabou abandonando quando perdia a segunda parcial por 5 a 2 após sentir uma lesão.
Na próxima fase, a italiana de 27 anos, que jamais havia se classificado para as quartas de final de um WTA 1000 irá enfrentar a ganhadora do confronto entre a tcheca Linda Nosková e a americana Coco Gauff.
Já a grega Maria Sakkari, oitava cabeça de chave, caiu após três sets contra a tcheca Karolina Muchová, parciais de 6/3, 2/6 e 6/3. Responsável pela eliminação da brasileira Bia Haddad Maia na estreia, Muchová espera a vencedora da partida entre a compatriota Marie Bouzková e a americana Jessica Pegula, terceira favorita, para conhecer sua próxima rival.