Neste sábado (26), o São José entrará em campo para manter vivo o sonho da classificação inédita à Serie B. Na última rodada da primeira fase da Série C, o time gaúcho visita o Pouso Alegre, às 16h, no Estádio Manduzão, no interior de Minas Gerais, precisando pontuar para garantir vaga na segunda fase da competição nacional sem depender de resultados paralelos.
Sétimo colocado, com 28 pontos, o clube da zona norte de Porto Alegre necessita de apenas um ponto para seguir na briga pelo acesso. Isso porque São Bernardo e Náutico, que estão logo atrás na tabela, se enfrentam, o que impossibilita que os dois entrem no G-8. O empate como visitante servirá para não depender de um tropeço do Confiança-SE, que soma 25 pontos, e recebe o Paysandu, no mesmo horário. Em caso de derrota, será necessário torcer contra os sergipanos.
Depois de bater na trave em 2019, quando caiu para o Sampaio Corrêa, nas quartas de final, o São José aposta na continuidade do trabalho desenvolvido pelo técnico Thiago Gomes. No comando desde setembro de 2022, o profissional destacou a importância do confronto diante de um rival que, mesmo rebaixado, tem condições de surpreender.
— É uma decisão. Um jogo de classificação. Precisamos pontuar para não depender de ninguém. O Pouso Alegre, nas duas últimas rodadas, fez bons jogos. É uma outra equipe, mais ofensiva e que propõe o jogo. Se eles tivessem esse rendimento desde o início, com certeza não estariam rebaixados. Isso requer muita atenção. Sabemos que é importante estar concentrado para confirmar a classificação — ressaltou Thiago Gomes.
Com uma campanha de sete vitórias, sete empates e quatro derrotas, o São José tem como destaque o goleiro Fábio Rampi, de 34 anos. Ele, aliás, terá um papel importante no duelo. Se Rampi não sofrer gols durante os 90 minutos, a luta pelas quatro vagas na segunda divisão terá mais capítulos. Nas 18 rodadas anteriores, em cinco delas o sistema defensivo não foi vazado.
O ataque também está preparado para fazer sua parte. E os números confirmam. Com 28 gols marcados, o setor ofensivo do São José só fica atrás do Volta Redonda, com 30. Protagonismo para o jovem Thayllon, 21 anos, com oito gols anotados, e o experiente Thiago Santos, 33, que balançou as redes em cinco oportunidades.
— Representa a vida do clube, dos funcionários e dos jogadores. Sabemos da importância. Está todo mundo focado, bem treinado e sabendo o que precisa fazer. Temos qualidade para fazer um grande jogo e sair com uma classificação histórica. As coisas se resolvem dentro de campo. Não vai ser fácil. Temos de superar todas as dificuldades. Estamos preparados para fazer um grande jogo e sair com o resultado — afirmou Thiago Santos, autor do gol da vitória sobre o Amazonas, por 1 a 0, na penúltima rodada.
Na próxima etapa, as oito equipes que avançarem serão divididas em dois grupos e jogarão em turno e returno. Os dois melhores de cada chave sobem para a Série B. Uma histórica promoção poderia significar uma mudança de patamar para o São José, figura presente na elite do futebol gaúcho desde 1999.
— Trabalhamos muito para chegar neste momento e não podemos deixar escapar no último momento — completou Thiago Gomes.
Ypiranga eliminado
O Ypiranga, outro gaúcho na Série C, não tem mais chances de classificação. Em 12º, com 22 pontos, jogará com o Botafogo-PB para cumprir tabela. Operário-PR, Brusque, Volta Redonda, Amazonas e Paysandu e Botafogo-PB já confirmaram presença na fase seguinte. Dos quatro rebaixados à Série D, dois já estão definidos: Altos e Pouso Alegre.