Quantas chances a vida nos dá? No caso do ex-gremista Arthur, várias. Ele ganha mais uma a partir deste sábado (19), nos jogos de abertura do Campeonato Italiano. Recheado de expectativas ao chegar ao Barcelona em 2018, ele não rendeu o esperado. Perambulou por Juventus e Liverpool sem sucesso. Agora, chega à Fiorentina para tentar ser o que ainda não foi. Ele é um dos destaques brasileiros nesta edição do torneio. Além do volante, outros quatro jogadores formados na Dupla correrão atrás da bola no calcio.
As cifras ajudam a desenhar como o futebol do campeão da América de 2017 definhou. O Grêmio embolsou 30 milhões de euros ao negociá-lo com o Barcelona. O preço na ida para a Juventus alcançou 72 milhões de euros. O Liverpool adquiriu o seu empréstimo por 4,5 milhões. Dessa vez, a Juve o cedeu por um ano ao clube de Florença por 4 milhões, com direito de compra estipulado em 20 milhões de euros.
Na Toscana, Arthur conviverá com uma pressão menor do que quando vestiu outras camisas na Europa. Embora tenha calendário europeu ao herdar vaga da Juventus — punida por irregularidades fiscais — na Conference League, a Viola não tem pretensão de ser campeã nacional. A razão para a escolha da nova etapa da carreira foi dada em sua chegada.
— Escolhi a Fiorentina por causa do (Vincenzo) Italiano. Ouvi o que ele tinha a dizer e entendi que era o lugar certo para mim. Ele me explicou como o meu estilo de jogo se encaixa no futebol jogado pela Fiorentina. A minha posição no time será uma que gosto muito — contou.
A seguir, confira os outros ex-jogadores de Grêmio e Inter que disputarão a próxima temporada do Italiano.
Juan Jesus (Napoli)
Sem muito alarde, o ex-zagueiro do Inter constrói carreira sólida na Itália. A primeira parada foi na Inter de Milão. Depois de quatro temporadas, aportou na Roma para mais um ciclo que quatro anos. Desde 2021, está no Napoli.
No ex-clube de Maradona venceu o título da temporada passada, quebrando um domínio de Juventus, Inter de Milão e Milan, que se revezaram nas conquistas desde o começo do século.
Juan foi reserva na maior parte da campanha do tricampeonato. O principal destaque da equipe é o centroavante Victor Osimhen, considerado o jogador mais valioso da competição.
O ataque nigeriano é a maior razão de os napolitanos serem favoritos, mesmo com a saída do técnico Luciano Spalletti e a escolha do francês Rudi Garcia como seu substituto. O ponto fraco pode ser o elenco curto em temporada que terá de se dedicar à Champions League.
Os principais concorrentes são, principalmente, os clubes de Milão. Inter e Milan levam vantagem em relação à Juventus. Apesar de se dedicar de corpo e alma à competição nacional, a Velha Senhora passa por uma reformulação no elenco e deve apostar em jogadores jovens. A Lazio, do técnico Maurizio Sarri, atual vice-campeã, corre por fora.
O Milan, com 109 milhões de euros em contratações, foi o clube que mais gastou para se reforçar.
Matheus Henrique e Ruan (Sassuolo)
O Sassuolo disputará a sua 11ª temporada seguida na elite italiana. A melhor colocação da história foi o sexto lugar, há oito anos. Repetir o feito é algo além das expectativas. Voltar a terminar na primeira metade da tabela é o objetivo mais concreto.
Matheus Henrique não se transformou em titular absoluto no clube, mas é figura constante nas escalações. Começou a temporada com uma assistência na vitória por 5 a 2 sobre o Spezia, pela Copa Itália.
O ex-zagueiro gremista Ruan também começou atuando a partida. Porém, é um coadjuvante do elenco. Em suas duas temporadas anteriores somadas, foi utilizado em 34 vezes.
Walace (Udinese)
O volante conhece os meandros do futebol italiano. Formado pelo Grêmio, o meio-campista disputará sua quinta temporada em terras italianas. É titular absoluto da Udinese, comandando o meio-campo de uma equipe que há anos atua com três zagueiros.
Clube que já contou com Zico no elenco, a Udinese tem na luta contra o rebaixamento seu campeonato nos últimos anos. Na temporada encerrada, conseguiu fugir da degola com tranquilidade. A meta é repetir a campanha e se manter na Série A, onde está desde 1992.
E o Breno?
O ex-goleiro do Grêmio foi emprestado a um clube italiano, mas não jogará na Primeira Divisão. O Bari ficou perto do acesso há poucos meses e surge como um dos favoritos ao acesso. A equipe é de propriedade de Aurelio De Laurentiis, mesmo dono do Napoli.
Ficha técnica do "Italianão"
- Atual campeão: Napoli
- Favoritos ao título: Napoli, Milan e Inter de Milão
- Correm por fora: Juventus e Lazio
- Quem caiu: Sampdoria, Cremonese e Spezia
- Quem subiu: Frosinone, Genoa e Cagliari
- Onde assistir: ESPN e Star+
Primeira rodada
- Sábado (19)
13h30min: Empoli x Verona
13h30min: Frosinone x Napoli
15h45min: Genoa x Fiorentina
15h45min: Inter x Monza - Domingo (20)
13h30min: Roma x Salernitana
13h30min: Sassuolo x Atalanta
15h45min: Lecce x Lazio
15h45min: Udinese x Juventus - Segunda-feira (21)
13h30min: Torino x Cagliari
15h45min: Bologna x Milan