Após eliminar o Bahia nos pênaltis na noite desta quarta-feira (12), o Grêmio já conhece seu adversário na semifinal da Copa do Brasil. E é um algoz recente do Tricolor em mata-matas: o duelo de 180 minutos será contra o Flamengo.
Na Copa do Brasil, são dois duelos recentes, com vantagem para o Flamengo. Em 2018, após empate em 1 a 1 na Arena, o Grêmio foi eliminado após ser derrotado por 1 a 0 no Rio. Já em 2021, o resultado foi muito pior, com atropelo no agregado: brigando para não cair, levou 4 a 0 na Arena e 2 a 0 no Maracanã.
Mas o confronto mais marcante entre as duas equipes recentemente aconteceu por outra competição. Na Libertadores de 2019, após empate em 1 a 1 na Arena, o Grêmio levou 5 a 0 no Maracanã e deu adeus à competição continental de forma melancólica.
Por conta da participação na Libertadores, o Flamengo entrou na Copa do Brasil na terceira fase. No caminho, eliminou Maringá; o rival Fluminense nas oitavas e, na fase mais recente, o Athletico-PR. Foram duas vitórias: no Maracanã, fez 2 a 1 na semana passada; nesta quarta-feira (12), voltou a vencer, na Arena da Baixada, por 2 a 0.
Ainda não há data para os confrontos da semifinal da Copa do Brasil. Antes, as equipes têm compromisso pelo Brasileirão. O Flamengo entra em campo neste fim de semana, quando enfrenta o Fluminense no domingo (16). Já o Grêmio joga apenas no outro sábado (22), quando visita o Atlético-MG.