A seleção da Inglaterra venceu a Espanha por 1 a 0 neste sábado (8), na final disputada na cidade de Batumi, na Georgia, e conquistou o Campeonato Europeu Sub-21, que também foi realizado na Romênia.
O único gol do jogo veio nos acréscimos do primeiro tempo, aos 49 minutos, quando Curtis Jones, do Liverpool, desviou na barreira um tiro livre direto do seu companheiro de equipe Cole Palmer (Manchester City), pegando o goleiro espanhol Arnau Tenas (Barcelona) no contrapé e sem chances de alcançar a bola.
No início da segunda etapa, a Espanha teve um gol de cabeça de Abel Ruiz (Sporting Braga) anulado por impedimento. Depois disso, a equipe comandada pelo treinador Santi Denia não conseguiu furar a defesa inglesa, que não sofreu um único gol nas seis partidas que disputou durante todo o torneio.
Nem mesmo um pênalti marcado no fim da partida, aos 49, e confirmado após consulta ao VAR, conseguiu tirar o título das mãos dos ingleses, comandados pelo técnico Lee Carlsley. O goleiro James Trafford, do Manchester City, defendeu a cobrança de Abel Ruiz e na sobra voltou a evitar o gol.
A "Rojita", que chegou à final tendo garantido a vaga nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, continua a deter, juntamente com a Itália, o recorde de títulos nesta competição: são cinco taças, sendo que a última foi conquistada em 2019.
Já a seleção inglesa vem vivendo uma boa fase nas categorias de base nos últimos anos. A equipe dos Três Leões é campeã europeia sub-19 e venceu os Mundiais sub-17 e sub-20 em 2017. Os britânicos faturaram o terceiro título do torneio europeu, repetindo as vitórias de 1982 e 1984.
A competição serviu como Pré-Olímpico para o torneio masculino de futebol das Olimpíadas. Por não ser uma nação filiada ao Comitê Olímpico Internacional (COI), a Inglaterra não ficou com uma das três vagas em disputa. Para a entidade, a Grã-Bretanha é a nação que compete com atletas ingleses, escoceses, galeses e norte-irlandeses.
Vice-campeã olímpica em Tóquio, após perder para o bicampeão Brasil, a Espanha disputará os Jogos de Paris ao lado de Israel e Ucrânia, os outros dois semifinalistas do Europeu.
Até o momento, nove das 16 vagas estão preenchidas. Ainda não definiram seus representantes, a Oceania (1), a Ásia (3) e a Conmebol (2). Além destes, o vencedor de um play-off entre o segundo colocado da Oceania e Guiné, quarta na Copa Africana sub-23.
Confira a lista de países classificados para o torneio masculino de futebol dos Jogos de Paris-2024:
- França (país sede)
- Espanha, Israel e Ucrânia (classificados pelo Europeu sub-21)
- Estados Unidos e República Dominicana (classificados pelo campeonato sub-20 da Concacaf)
- Egito, Marrocos e Máli (classificados pela Copa Africana de Nações sub-23)