O espanhol Carlos Alcaraz, número 1 do mundo, se classificou para as quartas de final de Wimbledon pela primeira vez na carreira, ao derrotar o italiano Matteo Berrettini (38º) nesta segunda-feira (10) por 3 sets a 1, com parciais de 3/6, 6/3, 6/3 e 6/3, em três horas e cinco minutos.
— Sabia que ia ser muito difícil. Matteo é um grande jogador, está jogando muito bem — disse o espanhol sobre Berrettini, vice-campeão de Wimbledon em 2021 e que não pôde participar do torneio no ano passado por ter testado positivo para covid-19.
O italiano, que também teve que superar recentemente uma lesão abdominal, começou quebrando o serviço de Alcaraz no final do primeiro set. O número 1 do mundo disse depois da partida que, naquela altura, pensou que só teria chances de virar "se mantivesse a concentração e não perdesse a cabeça".
Os dois jogadores protagonizaram lances de gênio, em um duelo de alta tensão que terminou com o teto retrátil fechado por conta da falta de luz natural ao anoitecer em Londres.
Alcaraz começou mais firme no serviço e Berrettini mais certeiro nas subidas à rede, mas os papéis foram se invertendo ao longo do jogo. Acabou prevalecendo a solidez mental do espanhol, que apesar apesar da tensão no terceiro set, se manteve mais focado e foi mais agressivo.
Esta é a terceira participação de Carlos Alcaraz em Wimbledon. Sua melhor campanha até então era a do ano passado, quando caiu nas oitavas de final. Em 2021, ele foi eliminado na segunda rodada.
Apesar de não ser um especialista na grama, o recente título no ATP 500 de Queen's credenciou o espanhol como um dos favoritos para levantar o terceiro Grand Slam da temporada.
Na próxima fase, o número 1 do mundo vai enfrentar o dinamarquês Holger Rune, que mais cedo derrotou o búlgaro Grigor Dimitrov por 3 sets a 1.
—Com todos os torneios que jogamos desde que tínhamos 12 anos, subindo de categoria juntos, disputar agora as quartas de final de um Grand Slam é genial—afirmou Alcaraz sobre o duelo com Rune.
* AFP