O sérvio Novak Djokovic venceu o italiano Matteo Berrettini por 3 sets a 1, parciais de 6/7 (4), 6/4, 6/4 e 6/3, em 3h24min de jogo e se sagrou campeão do torneio de Wimbledon, neste domingo (11), conquistando assim seu 20º título de Grand Slam, igualando a marca do suíço Roger Federer e do espanhol Rafael Nadal.
Aos 34 anos, Djokovic tem nove troféus do Aberto da Austrália, dois de Roland Garros, seis de Wimbledon e três do Aberto dos EUA.
Em 2021, o sérvio venceu os três principais torneios do circuito de tênis e ainda estará no Aberto dos EUA, onde poderá conquistar o 'Golden Slam', que representa a conquista dos quatro Grand Slams numa única temporada, além da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos, que começam daqui 12 dias e que contarão com a presença do número um do mundo em Tóquio. Este é o único título que Djoko não tem na carreira. Esse feito só foi alcançado pela alemã Steffi Graf, em 1988.
Na final deste domingo da tradicional competição na grama em Londres, diante de Berrettini, que aos 25 anos jogava sua primeira final de Grand Slam, Djokovic impôs sua experiência e senso tático em uma quadra central lotada, com a torcida hipnotizada pela qualidade e intensidade do duelo.
O sérvio começou a disputa dominante e com uma quebra de saque no quarto game abriu vantagem de 3-1. Djoko chegou a sacar para fechar em 5-3, mas perdeu o serviço e permitiu que o italiano forçasse o tie-break, onde o número nove do mundo acabou se impondo e fechando em 7-4, com um belo ace.
A segunda parcial voltou a ter um começo arrasador de Djokovic, que fez 4-0, após quebrar o saque do adversário no primeiro e terceiro games. Berrettini ainda devolveu um break no oitavo, mas o sérvio conseguiu fazer sua melhor condição e empatar o jogo, após um 6/4.
Os dois jogadores começaram o terceiro set mantendo o serviço, mas o número um do mundo conseguiu uma importante e decisiva quebra no terceiro game. Depois, defendendo as tentativas do italiano, o sérvio repetiu o 6/4 e passou a liderar o marcador.
Na quarta parcial, Djoko cresceu ainda mais no jogo e foi muito consistente, tanto que cedeu apenas sete pontos em seus games de saque. Do outro lado, Berrettini cometeu uma dupla falta no sétimo game e viu o rival abrir chegar a 5-3 logo depois. O italiano ainda salvou dois match-points quando sacava no nono game, mas acabou perdendo o serviço e o título.
Além de ser seu sexto título em Wimbledon, esta foi a terceira vez seguida que Djokovic se sagra campeão no torneio inglês, após as conquistas em 2018 e 2019 (em 2020 o evento não foi realizado por conta da pandemia de covid-19).
* AFP