O tenista argentino Francisco Cerúndolo, número 19 do mundo, venceu o americano Tommy Paul, 17º do ranking, por 2 a 1, parciais de 6/4, 1/6 e 6/4, em 2h27min de partida e sagrou-se campeão do ATP 250 de Eastbourne (Inglaterra) neste sábado (1).
Este foi o segundo título da carreira do tenista de 24 anos, o primeiro na grama. Na história do tênis argentino, Cerúndolo é o terceiro jogador a vencer neste piso. Antes dele, Guillermo Vilas, três vezes, e Javier Frana, uma vez em 1995, haviam conseguido tal façanha.
Depois de vencer o primeiro set, o argentino se desconcentrou no segundo, em que Paul sentiu dores no quadril e pediu atendimento médico. No set decisivo, Cerúndolo se recuperou para conquistar seu primeiro título na grama, a dois dias do início de Wimbledon, terceiro Grand Slam da temporada.
Horas antes da partida valendo o título, Cerúndolo teve que terminar a semifinal contra o americano Mckenzie McDonald, que tinha começado na sexta-feira e foi interrompida por conta da chuva. Paul também garantiu sua vaga na final entrando em quadra neste sábado, para derrotar o francês Gregoire Barrère.
Na final de duplas, os croatas Nikola Mektić e Mate Pavić ficaram com o título pela terceira vez seguida, ao derrotarem o compatriota Ivan Dodig e o americano Austin Krajicek por 6/4 e 6/2. Juntos, eles agora somam 17 conquistas, incluindo a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio e Wimbledon, ambos em 2021.
* AFP