O russo Andrey Rublev, que recentemente conquistou o Masters 1000 em Monte Carlo e é o cabeça-de-chave número 7 em Roland Garros, foi eliminado nesta sexta-feira (2), na terceira rodada do torneio, pelo italiano Lorenzo Sonego, 48º do ranking mundial, que venceu por 5/7, 0/6, 6/3, 7/6 (5) e 6/3, em partida que teve 3h42min de duração.
Rublev é o terceiro tenista do Top 10 a deixar o torneio de Paris precocemente, depois de Daniil Medvedev (2º), que na primeira rodada perdeu para o brasileiro Thiago Wild, e do italiano Jannik Sinner (8º), derrotado na quinta, pelo alemão Daniel Altmaier.
O russo, no entanto, havia começado a partida da melhor maneira possível, chegando a fazer 6 a 0 no segundo set, após 1h20 de jogo. Mas a situação se inverteu. A confiança do italiano foi aumentando aos poucos com a vitória no terceiro set por 6 a 3 e um duelo acirrado disputado ponto a ponto no game decisivo da quarta parcial. Sonego deu poucas esperanças a Rublev no quinto set, e venceu a partida.
Nas oitavas de final, Lorenzo Sonego enfrentará outro russo, Karen Khachanov, 11º do ranking, que eliminou o australiano Thanasi Kokkinakis, 108º, e venceu com parciais de 6/4, 6/1, 3/6 e 7/6 (5). O russo vai tentar chegar às quartas de final, fase que já alcançou no saibro parisiense em 2019.
Khachanov foi eliminado nas oitavas de final em Roland Garros no ano passado antes de ser privado de Wimbledon por causa de sua nacionalidade. Depois, avançou até as semifinais do Aberto dos EUA em setembro e, meses mais tarde, do Aberto da Austrália, em janeiro.
* AFP