O grito logo após cruzar a linha de chegada da 36ª edição do GP Internacional Cantones de La Coruña - Troféu Sergio Vázquez, na Espanha, na sétima colocação reflete bem a alegria da brasileira Erica Sena (Pinheiros-SP). Além de terminar entre as melhores da prova, a atleta garantiu índice olímpico para os Jogos de Paris-2024 com 1h28min53s. A marca necessária era de 1min29s20. resultado rendeu um lugar no Campeonato Mundial, que acontecerá em agosto, em Budapeste, na Hungria.
Além de Erica Sena, que se superou ao ser mãe faz pouco menos de um ano e ainda leva o filho Kylian, de 11 meses, para as provas fora do País, Viviane Lyra (Praia Clube-MG) e Gabriela de Sousa (CASO-SP) também participaram da prova de 20 km na Espanha. Gabriela bateu o seu recorde pessoal e o brasileiro sub-23, ao terminar em 25º lugar, com 1h34min43s, enquanto Viviane não completou a disputa.
Com a confirmação da vaga para a atleta pernambucana, o atletismo do Brasil já tem três representantes garantidos nos Jogos Olímpicos. Antes de Erica Sena, Caio Bonfim, na marcha atlética e Daniel do Nascimento na maratona, haviam se garantido.
Aos 38 anos, Erica Sena tentará na França melhorar seu sétimo lugar conquistado na Olimpíada do Rio, em 2016. Serão 48 representantes da modalidade em Paris, no próximo ano.
A prova desta sábado foi vencida pela campeã mundial de 2022, a peruana Kimberly García, com 1h26min40s, superando Quanming Wu, da China, que terminou com 1h26min48s e a mexicana Alegna Gonzale, que marcou 1h26min59s.
Caio Bonfim vence e derruba recorde brasileiro
Na prova masculina em La Coruña, o brasiliense Caio Bonfim (CASO) conquistou a medalha de ouro com um novo recorde brasileiro. Ele completou os 20km em 1h18min29s, superando os espanhóis Alvaro Martín Uriol e Diego Garcia Carrera, que ficaram com o segundo e o terceiro lugares, com 1h18min49s e 1h19min25s, respectivamente.