A tenista americana Venus Williams, que vai fazer 43 anos no próximo sábado (17), foi eliminada nesta terça-feira (13) em sua estreia no WTA 250 Libema Open, em Rosmalen, na Holanda. Ela perdeu para a adolescente suíça Celine Naef, número 202 do mundo e que completará 18 anos no dia 25, por 2 sets a 1, parciais de 3/6, 7/6 (3) e 6/2, após 2h18min de partida.
Finalista em 16 torneios de Grand Slam e campeã em sete oportunidades, a mais velha das irmãs Williams voltou ao circuito depois de ter disputado sua última partida em janeiro, quando se machucou em Auckland, na Nova Zelândia.
Número 696 no ranking da WTA, Venus jogou como convidada e fez sua primeira atuação na Holanda na carreira. Foi sua primeira partida de simples na grama desde Wimbledon em 2021, quando foi eliminada pela tunisiana Ons Jabeur.
Em seu objetivo de se preparar para a temporada de grama e tendo como meta Wimbledon, torneio que já conquistou cinco vezes, Venus perdeu para uma jogadora que nasceu em 2005, ano em que a americana conquistou seu tricampeonato na capital britânica.
Depois de vencer o primeiro set, a partida parecia decidida para Williams ao sacar para a vitória, mas Naef quebrou seu serviço e forçou o tie-break que levou o duelo para uma terceira parcial, na qual a americana acusou o cansaço e acabou perdendo a partida.
— Não acredito que tive a chance de jogar contra Venus. Ela é uma jogadora incrível e realmente um modelo para qualquer um — comemorou Naef, após a partida.
Vice-campeã de duplas do torneio júnior de Roland Garros em 2022, a suíça tem cinco títulos no currículo, todos em torneios do circuito da Federação Internacional de Tênis (ITF), que são de menor porte e que variam suas premiações totais entre US$ 15 mil e US$ 100 mil.
—Para mim, foi o maior palco em que já joguei. Foi incrível jogar diante de uma multidão tão grande. Eu estava muito nervosa, talvez vocês tenham percebido, mas tentei continuar e dar o meu melhor — completou Naef, que na próxima rodada irá enfrentar outra americana, Caty McNally, que superou a compatriota Katie Volynets por 6/2 e 6/1.
Demais resultados do Libema Open desta terça-feira:
Simples feminino (primeira rodada):
Ashlyn Krueger (EUA) 2 x 0 Rebecca Peterson (SUE) 6/1, 6/2
Viktória Kuzmová (SVK) 2 x 0 Susan Bandecchi (SUI) 6/4, 6/2
Bianca Andreescu (CAN) 2 x 0 Zeynep Sönmez (TUR) 6/4, 6/4
Sachia Vickery (EUA) 2 x 0 Priscilla Hon (AUS) 6/3, 6/0
Kimberly Birrell (AUS) 2 x 0 Lesley Pattinama-Kerkhove (HOL) 6/1, 6/4
Ekaterina Alexandrova (RUS) 2 x 0 Evgeniya Rodina (RUS) 6/3, 6/4
Aliaksandra Sasnovich (BLR) 2 x 0 Lucrezia Stefanini (ITA) 6/0, 6/3
Polina Kudermetova (RUS) 2 x 0 Yue Yuan (CHN) 6/4, 6/3
* AFP