A partir de 3 de julho, com a reabertura da janela de transferências, os clubes brasileiros prometem intensificar a busca por contratações. O Grêmio está próximo de fechar com o atacante Juan Manuel Iturbe, que estava na Grécia, enquanto o Inter já anunciou o atacante Enner Valencia, que atuava na Turquia.
O mercado nacional também surge como alternativa. Entre os times da Série A do Brasileirão, no entanto, só podem trocar de equipes os jogadores que ainda não completaram sete partidas. Abaixo, GZH lista dez atletas que estão nessa situação e podem ser buscados pela dupla Gre-Nal:
Felipe Alves (goleiro)
Aos 35 anos, não vive boa fase no São Paulo. Recentemente, teve um atrito com o técnico Dorival Júnior e está fora dos planos do clube paulista. Se destacou no Fortaleza e teve uma rápida passagem pelo futebol gaúcho, no Juventude. É conhecido também pela qualidade no jogo com os pés.
Santos (goleiro)
Com a ascensão de Matheus Cunha, e a iminente chegada de Agustín Rossi, parece escanteado no Flamengo. Tem 33 anos e surgiu no Athletico-PR. No time de Curitiba, foi campeão da Copa do Brasil e da Sul-Americana. Também foi titular da seleção brasileira olímpica, na conquista do ouro em Tóquio.
Nathan Mendes (lateral-direito)
Tem apenas 20 anos. Estava no Coritiba, mas retornou ao São Paulo na atual temporada. Teve destaque na base são-paulina, sendo destaque na Copa São Paulo de Futebol Júnior, em 2022. Na ocasião, se mostrou um atleta com boa capacidade física para cumprir as tarefas tanto defenfivas quanto ofensivas.
Pablo (zagueiro)
Não vem jogando com frequência no Flamengo de Jorge Sampaoli. Já passou pelo Grêmio, em 2012, vindo do Ceará, mas acabou não tendo oportunidades. Na Europa, defendeu o Bordeuax, da França, e o Lokomotiv Moscou, da Rússia. Aos 31 anos, se destaca pela qualidade na bola aérea.
Zé Ivaldo (zagueiro)
Pertence ao Athletico-PR, que não mostra interesse em seguir com o defensor. Recentemente, o Cruzeiro, onde foi campeão da Série B em 2022, demonstrou interesse, mas a negociação não avançou. Tem 1m85cm e 26 anos. Apresenta bom poder de marcação e costuma se arriscar nas bolas longas.
Dodô (lateral-esquerdo)
Era visto como uma grande na promessa na época do Corinthians, mas sofreu uma grave lesão. Mesmo assim, jogou no futebol italiano, passando por Roma, Inter de Milão e Sampdoria. Desde que voltou ao Brasil, não se firmou no Atlético-MG, mas, aos 31 anos, ainda pode ser uma alternativa para que busca um lateral com boa qualidade técnica.
Cantillo (volante)
Peça importante no Junior Barranquilla, em 2019, tem sofrido com inúmeras lesões no Corinthians. É um volante com qualidade na saída de bola. O colombiano de 29 anos se destaca pela capacidade de organização, além de ter boa chegada na área adversária.
David Terans (meia-atacante)
Tem cartaz com a torcida do Athletico-PR, mas não faz grande temporada. O uruguaio pode tanto atuar centralizado como pelo lado direito. Tem qualidade na bola parada e boa capacidade de organização das jogadas. Tem 28 anos e dois jogos pela seleção uruguaia na carreira.
Edu (centroavante)
Pertence ao Cruzeiro, mas estava emprestado ao Dibba al Fujairah, dos Emirados Árabes Unidos. Aos 30 anos, não deve permanecer em Minas Gerais, sendo uma boa oportunidade para quem busca um centroavante. No Tricolor, poderia ser o reserva de Suárez. Em 2022, marcou 22 gols em 48 partidas.
Rafael Navarro (centroavante)
Foi protagonista no Botafogo, em 2021, quando marcou 16 gols em 48 partidas. Desde que foi para o Palmeiras, contudo, não teve sequência. Parece estar atrás de Rony, Endrick e José Manuel López. Tem apenas 23 anos e poderia ser uma alternativa por empréstimo.