Poderia ser a rotina de um time brasileiro no início dos anos 2000. Um trabalho aberto para a imprensa, com um treino coletivo entre um time titular e um time reserva, seguido de entrevistas com dois jogadores. Assim é o roteiro diário da Seleção Brasileira na semana de preparação em Barcelona para o amistoso contra Guiné, no sábado (17). E os contatos entre a imprensa e os atletas costumam ser marcados pelo clima de descontração.
A entrevista do goleiro Ederson, por exemplo, foi recheada de perguntas sobre os bastidores da comemoração do título da Liga dos Campeões pelo Manchester City. Empolgado com a conquista, o atleta acabou entregando muitos detalhes sobre os festejos do grupo de Guardiola após a vitória na final contra a Inter de Milão. Segundo o jogador, o consumo de álcool foi tão grande que o zagueiro português Rubén Dias vomitou na bolsa da mãe do atacante inglês Jack Grealish.
— 99% do grupo bebeu. Até quem não bebia bebeu — disse o goleiro, arrancando gargalhadas dos jornalistas.
Chama atenção o desinteresse da imprensa em geral com os aspectos relativos ao amistoso em si. Os jornalistas brasileiros priorizam a apuração das noticias relativas à tentativa da CBF de contratar o técnico Carlo Ancelotti para assumir o comando da Seleção Brasileira. Já os repórteres de Madrid abordam mais os assuntos relativos aos atletas do Real Madrid, como Eder Militão, Rodrygo e, principalmente, Vinicius Junior. Os jornais de Barcelona, por sua vez, ignoram totalmente a partida e pouco comparecem aos treinamentos.
Por vezes, os repórteres estrangeiros aproveitam as entrevistas coletivas com os jogadores para abordar os mais diversos assuntos relativos ao futebol mundial, deixando a Seleção totalmente em segundo plano. Nesta quinta (16), por exemplo, após quatro perguntas em sequência feitas pelos espanhóis ao zagueiro Marquinhos sobre o futuro do atacante francês Mbappé, seu companheiro no PSG, o diretor de comunicação da CBF, Rodrigo Paiva, teve que intervir.
— Acho que já está de bom tamanho, né?! Alguém ainda tem alguma dúvida sobre Mbappé? — questionou, arrancando risos dos jornalistas, que, prontamente, retomaram o foco para os assuntos da Seleção.
O Brasil enfrenta a Guiné neste sábado (17), às 16h30min (horário de Brasília), no estádio Cornellà-El Prat, em Barcelona.