Depois de cinco anos, o palco do UFC retorna ao Spectrum Center, em Charlotte, nos Estados Unidos. Doze lutas estão para programadas para este sábado (13). O card preliminar abre a partir de 12h30min (horário de Brasília).
A luta principal do UFC Charlotte será um "choque de duas carretas carregadas". Isso porque o brasileiro Jailton "Malhadinho" tem o maior desafio de sua carreira contra o surinamês Jairzinho "Bigi Boy" Rozenstruik, em luta válida pela categoria dos pesos-pesados do Ultimate.
Há 13 combates sem sair derrotado, Malhadinho pode aumentar seu recorde de vitórias e subir no ranking do UFC se derrotar o rival. Atualmente ocupando a 12ª posição na categoria até 120,2kg, estreou no evento em fevereiro de 2022 vencendo o também brasileiro Danilo Marques, por nocaute. De la pra cá, no Ultimate, também superou Parker Porter, Anton Turkalj e Shamil Abdurakhimov. Um novo triunfo pode alçar o baiano no ranking da divisão.
Jairzinho Rozenstruik vai atingir a marca de 12 lutas na organização contra Malhadinho. Depois de chegar ao top 3 dos pesados, o lutador foi nocauteado em 20 segundos por Francis Ngannou, em 9 de maio de 2020. Depois da dura derrota para o ex-campeão dos pesados, a primeira na carreira, oscilou dentro do octógono. Nas últimas seis lutas, foram três vitórias e três reveses.
Uma curiosidade sobre o lutador do Suriname: Jairzinho, que nasceu e cresceu em Paramaribo, capital do país, recebeu este nome porque seus pais eram muito fãs de futebol e de Jairzinho, ídolo da Seleção Brasileira, campeão do mundo em 1970.
Na segunda luta mais importante da noite, o carioca número 7 da divisão dos meio-pesados (até 93kg), Johnny Walker, quer emendar uma nova sequência de vitórias na organização. Depois de ser brutalmente nocauteado por Jamahal Hill, em fevereiro de 2022, conseguiu triunfos sobre Ion Cutelaba e Paul Craig. Veterano no Ultimate, o ex-desafiante ao título Anthony Smith vai lutar pela 54ª vez na carreira. Em sua última aparição dentro do UFC, o americano foi nocauteado pelo russo Magomed Ankalaev, em julho de 2022. Atualmente, ocupa a quinta posição entre os meio-pesados.
Já como parte do card preliminar do UFC Rozenstruik x Almeida, mais dois brasileiros devem se apresentar.
Douglas Silva de Andrade enfrenta Cody Stamann pela divisão dos penas (até 65,7kg). Indo para a 12ª luta no UItimate, Silva de Andrade foi derrotado em seu último combate por Said Nurmagomedov na decisão unânime dos juízes.
Por fim, na divisão peso-galo feminino (até 61,2kg), Tainara "Thai Panther" Lisboa faz a sua estreia contra a americana Jessica Rose-Clark. Aos 32 anos, Thai Panther tem cinco vitórias e duas derrotas em seu cartel. Rose-Clark vem de reveses sofridos para Stephanie Egger e Julija Stoliarenko, no UFC.
Onde assistir o UFC Rozenstruik x Almeida:
- O serviço de streaming UFC Fight Pass transmite o evento na íntegra a partir de 12h30min, no sábado (13).
Card principal - 16h30min
- Peso-pesado: Jairzinho Rozenstruik x Jailton Almeida
- Peso-meio-pesado: Anthony Smith x Johnny Walker
- Peso-meio-médio: Daniel Rodriguez x Ian Garry
- Peso-meio-pesado: Carlos Ulberg x Ihor Potieria
- Peso-meio-médio: Alex Morono x Tim Means
Card preliminar - 12h30min
- Peso-meio-médio: Matt Brown x Court McGee
- Peso-pesado: Karl Williams x Chase Sherman
- Peso-pena: Cody Stamann x Douglas Silva de Andrade
- Peso-leve: Natan Levy x Pete Rodriguez
- Peso-mosca: Kim Ji-yeon x Mandy Böhm
- Peso-meio-médio: Bryan Battle x Gabriel Green
- Peso-galo: Jessica-Rose Clark x Tainara Lisboa