O quatro vezes campeão mundial de Fórmula-1 Sebastian Vettel, aposentado dos paddocks da principal competição do automobilismo desde o ano passado, anunciou nesta quarta-feira (31) a criação de uma equipe alemã no campeonato SailGP, circuito de regatas internacionais de vela a bordo de catamarãs ultramodernos.
— Vejo muito potencial no SailGP, que está em sua quarta temporada. As similaridades entre os velejadores e a Fórmula-1 existem há muito tempo. Os barcos são fascinantes, e as velocidades alcançadas na água são incrivelmente altas — declarou o piloto em um comunicado.
Vettel investiu um valor que não comunicou para o lançamento desta equipe, juntamente com o empresário alemão Thomas Riedel. Ambos terão "um papel ativo na gestão e desempenho da equipe", especifica o comunicado divulgado pelo SailGP.
Vettel e Riedel confiaram seu F50 - um dos barcos mais rápidos na água, chegando a quase 100 km/h - ao velejador Erik Heil, 33 anos, e duas vezes medalhista olímpico de bronze na vela na classe 49er, nos Jogos de 2016 no Rio de Janeiro e 2021 em Tóquio.
A equipe alemã vai participar da primeira prova da quarta temporada do circuito, que começa em Chicago no próximo mês (16 e 17 de junho).
* AFP