O piloto alemão de Fórmula 1 Sebastian Vettel anunciou, na manhã desta quinta-feira (28), em vídeo publicado no YouTube da sua atual equipe de corrida, a Aston Martin, que irá se aposentar das pistas. O contrato do corredor se encerrará em dezembro e, por decisão pessoal, não haverá renovação.
Vettel afirmou que um dos motivos de deixar as pistas é o desejo de ficar mais tempo com sua família. O corredor é casado com Hanna Prater, com quem tem três filhos, sendo duas meninas e um menino.
— Meus objetivos mudaram de ganhar corridas e campeonatos para ver meus filhos crescerem, transmitir meus valores e aprender com eles — disse Sebastian em um dos trechos do vídeo.
A decisão do piloto pegou apaixonados por Fórmula 1 de surpresa. Na semana passada, o corredor afirmou que "havia clara intenção de continuar" na F1 e que renovaria o contrato com a Aston Martin. Além disso, Mike Krack, chefe da equipe, declarou publicamente que esperava "contar com Vettel por muito tempo".
Há alguns meses, vale lembrar, durante entrevista para o programa Question Time, da BBC, Vettel alegou que por ser um ativista do movimento contra as mudanças climáticas, cogitava deixar sua carreira na Fórmula 1 para trabalhar com essas demandas, mas sem informar quando tomaria tal decisão.
Pronunciamento da Aston Martin
A Aston Martin se pronunciou na manhã desta quinta-feira nas redes sociais sobre a saída do alemão. Em uma sequência de tweets, a equipe de Fórmula 1 homenageou o piloto. "Sebastian, você inspirou muitos ao longo de sua trajetória , tanto na Fórmula 1 quanto além. Temos orgulho de chamá-lo de companheiro de equipe, amigo e de ter feito parte de sua jornada, assim como você fez parte da nossa", diz um dos posts.
"Nunca esqueceremos a história que você (Vettel) fez conosco. Obrigado, Sebastian", diz outro tweet publicado pela Aston Martin. As publicações ultrapassaram 34 mil curtidas e receberam comentários de vários fãs e admiradores do trabalho do corredor. "Eu tinha a sensação de que isso estava chegando, mas esperava pelo menos um ano", escreveu um internauta. "Que pena que a Fórmula 1 perderá muito com sua saída. Piloto brilhante, excelente embaixador de corridas sempre duras, mas justas. Sentiremos falta dele", escreveu outro.
Lawrence Stroll, dono da Aston Martin, também fez questão de prestar sua homenagem ao piloto alemão. Stroll salientou que entende e respeita a decisão de Vettel, mas reafirmou o desejo que a equipe tinha de continuar trabalhando com o atleta.
— Deixamos claro para ele que gostaríamos que continuasse conosco no próximo ano, mas, no fim, ele fez o que achava certo para ele e a família, e, claro, respeitamos isso — afirmou Lawrence.
Segundo Stroll, o corredor continuará com a equipe até o GP de Abu Dhabi, que iniciará em 17 de novembro deste ano. Este será o 300º GP de Vettel. O dono da Aston Martin também declarou que após a competição, Sebastian ganhará uma despedida incrível que honrará seu legado de 15 anos nas pistas.