A partir do próximo dia 20, o Rio Grande do Sul terá um representante no Campeonato Mundial de Parapente, na França. Luciano Horn, presidente da Associação Gaúcha de Voo Livre (AGVL) e piloto de Sapiranga, será um dos cinco representantes da seleção brasileira da modalidade presente na competição.
A disputa, que reunirá os melhores pilotos do mundo, contará com a participação de 150 atletas, de 57 países diferentes. O campeonato irá de 20 de maio a 3 de junho na região de Savoie Mont Blanc.
Aos 44 anos, Horn alcançou a vaga no Mundial a partir da conquista da terceira colocação no ranking do Campeonato Brasileiro de Parapente em 2022. Ele conseguirá participar em virtude do projeto Equipe AGVL de Parapente, que tem financiamento do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Secretaria do Esporte e Lazer, além de patrocínios.
No último sábado, Horn fez o último treino no Morro Ferrabraz, em Sapiranga, com o objetivo de alinhar o equipamento antes do embarque nesta semana.
— A ansiedade está aumentando, embarco nesta quinta, dia 18, para integrar o restante da equipe brasileira. A expectativa é grande, de voar nas altas montanhas e junto com os melhores pilotos do mundo que estarão lá. Vai ser um campeonato bem difícil, mas o importante vai ser voar e dar meu máximo para buscar o melhor resultado para mim e para a equipe do Brasil — destacou Horn.
Praticante da modalidade há 30 anos, Horn vai para o seu primeiro Campeonato Mundial de Parapente na carreira.
— É muito importante representar a AGVL e o município de Sapiranga, pois onde nós vamos todos lembram e conhecem o Morro Ferrabraz. Ter esse reconhecimento no exterior é muito legal. Quero absorver o máximo de informações e técnicas na competição, para que depois possa transmitir ao nosso time e para os pilotos do País, pois queremos que o voo livre siga crescendo no Brasil — complementou Luciano Horn, que já foi campeão brasileiro em 2007 e decacampeão gaúcho.
Além de Horn, a delegação brasileira conta com os pilotos Erico Oliveira, Rafael Barros, Rafael Saladini e Marcella Uchoa. Será possível acompanhar o andamento do Campeonato Mundial pelo site da Comissão Internacional de Voo Livre.