Seis clubes afastaram atletas citados na Operação Penalidade Máxima, que trabalha a pedido do Ministério Público de Goiás para investigar o esquema de manipulação de apostas esportivas em partidas do Campeonato Brasileiro das Séries A e B de 2022. Até o momento, sete jogadores foram afastados mediante anúncios oficiais.
O primeiro jogador afastado foi Eduardo Bauermann, do Santos, após conversas entre o zagueiro e apostadores serem divulgadas pela revista Veja. O clube anunciou a retirada do atleta do elenco na manhã de terça-feira (9).
Nesta quarta-feira (10), os outros jogadores foram afastados. No início da madrugada, o Fluminense anunciou o afastamento do zagueiro Vitor Mendes, já retirado da lista de relacionados para a partida contra o Cruzeiro, às 21h30min, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. O clube mineiro também afastou um jogador de forma preventiva : o meio-campista Richard.
O único clube que, até o momento, teve mais que um jogador afastado é o Athletico-PR: o lateral-esquerdo Pedrinho e o meia Bryan Garcia.
Nino Paraíba, do América-MG, também foi afastado preventivamente. O anúncio foi feito pelo clube na tarde desta quarta-feira.
O único atleta afastado de uma equipe que não faz parte das Séries A e B do Brasileirão é Fernando Neto, do São Bernardo. Ele entrou nas investigações por conta das buscas de envolvidos no esquema em partidas dos campeonatos paulista e gaúcho.
Maurício, do Inter, foi citado entre os envolvidos, mas o clube disse em nota que o jogador "apresentou os elementos e provas robustas que demonstram a sua não participação em quaisquer fatos irregulares que estão sendo veiculados e que tem confiança no atleta diante de tudo que foi preliminarmente depurado". Mesmo assim, o Inter preferiu preservá-lo do jogo contra o Athletico-PR, nesta quarta-feira.
Alef Manga e Jesús Trindade, ambos do Coritiba, também estão na lista divulgada pelo jornal O Globo e, por isso, foram afastados pelo clube. Contudo, a decisão é apenas para o confronto contra o Vasco, nesta quinta-feira, às 19h.