O próximo fim de semana será o da 38ª Maratona Internacional de Porto Alegre. Diferentemente de edições anteriores, o evento foi dividido em dois dias. No sábado (3), haverá a rústica e a meia maratona. No domingo (4), ocorrem as provas masculina, feminina e para cadeirantes.
Com a realização das corridas, que passarão por Zona Sul e Centro da Capital, ruas e avenidas da cidade terão o trânsito alterados. A largada e a chegada das provas serão na Avenida Diário de Notícias, em frente ao Barra Shopping Sul.
No sábado, a rústica (7km310m) está prevista para começar às 7h, e a meia maratona (21km97m), 7h10min. No domingo, a maratona (42km195m), tanto masculina quanto feminina, terá início às 7h. A prova para cadeirantes se inicia cinco minutos antes, às 6h55min.
A maratona passa por trechos das avenidas Padre Cacique, Edvaldo Pereira Paiva, Guaíba, Wenceslau Escobar, Augusto de Carvalho, Loureiro da Silva, Presidente João Goulart, Borges de Medeiros, Érico Veríssimo, Azenha, João Pessoa, entre outras. Portanto, é preciso ter atenção aos bloqueios e desvios no trânsito.
— Neste ano, uma das alterações mais importantes é o fato de envolver também o Centro. Importante destacar que a Mauá já vai estar totalmente bloqueada, nos dois dias, desde as 6h — diz o gerente de fiscalização da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Leandro de Moura Coelho.
Haverá, também, mudança em trajetos do transporte coletivo. Serão afetadas 52 linhas de ônibus e cinco de lotação. Por isso, alguma alteração no horário pode ocorrer, mas a EPTC garante que todas as viagens serão realizadas.
Para quem não tem qualquer envolvimento com o evento, a EPTC solicita que evite circular pelos locais das provas. Abaixo, confira os trajetos das corridas e os bloqueios e desvios que serão feitos no trânsito da Capital.