O tênis mundial foi surpreendido nesta segunda-feira (15), com a derrota do espanhol Carlos Alcaraz, novo número 1 do ranking mundial, nas oitavas de final do Masters 1000 de Roma. Campeão de dois torneios deste porte na temporada, ele foi superado pelo húngaro Fábián Marozsán em dois sets, parciais de 6/3 e 7/6 (4), após 1h40min de partida. Número 135 do ranking mundial, o tenista da Hungria disputa o primeiro Masters da carreira e o terceiro torneio do tour da ATP.
Mas estar diante do atual campeão do Aberto dos EUA, não intimidou Marozsán. Com muita determinação, o húngaro se impôs no set inicial, quando salvou um chance de quebra de seu saque no game inicial e logo depois conseguiu um break ao marcar 3-1 e seguir firme até fechar em 6/3, com 12 winners (bolas vencedoras) e apenas dois erros não forçados.
Na segunda parcial, o húngaro manteve a agressividade e deixou Alcaraz visivelmente desconfortável em quadra. Marozsán conseguiu nova quebra de saque no sétimo game (4-3), mas o espanhol devolveu na sequência (4-4), levando ao tie-break ao final do set. No desempate, o espanhol chegou a ter 4-1, mas novamente o húngaro voltou a controlar e conseguiu marcar seis pontos seguidos, para virar e vencer a partida. Neste set foram 18 winners e cinco erros não forçados.
— Eu estava perfeito fisicamente. Só não me senti confortável. Ele me deixou desconfortável na quadra. Ele foi agressivo o tempo todo, jogando sempre à frente da linha de base. Foi difícil para mim entrar nos ralis. Cometi muitos erros que normalmente não cometo com frequência. Tentei lutar até à última bola, mas não foi o suficiente. O segundo set foi apertado e tive minhas chances. Ele merece a vitória — disse o espanhol na entrevista coletiva.
Mesmo com a derrota, Carlos Alcaraz tem o retorno ao posto de número 1 do mundo assegurado. O espanhol de 20 anos precisava apenas entrar em quadra na primeira rodada do torneio italiano para confirmar a transição da segunda para a primeira colocação, até então em mãos do sérvio Novak Djokovic.
Como é o atual campeão de Roma, Djokovic entrou no torneio com pontos a defender, diferentemente de Alcaraz, que já somaria 10 pontos mesmo se tivesse perdido a partida de estreia. Por isso, tem o número 1 garantido desde que entrou em quadra para enfrentar o compatriota Albert Ramos Viñolas. Agora eliminado, foca na preparação para Roland Garros.
Em outro duelo desta segunda, o russo Andrey Rublev, sexto colocado do ranking, avançou às oitavas de final ao bater o espanhol Alejandro Davidovich Fokina por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (6) e 6/3.