A seleção da Argentina goleou a Nova Zelândia por 5 a 0 e fechou sua participação no Grupo A do Mundial Sub-20 como líder, em partida disputada nesta sexta-feira (26) pela terceira e última rodada.
A 'Albiceleste', que já havia se garantido nas oitavas de final por antecipação, obteve uma vitória tranquila sobre os neozelandeses com três gols marcados no primeiro tempo, com Maestro Puch aos 13, Gino Infantino aos 16 e Luka Romero aos 34 minutos. Na etapa final, Brian Aguirre, de pênalti, aos cinco, e Alejo Veliz aos 42 fecharam a goleada e a festa dos mais de 27 mil torcedores que compareceram ao Estádio San Juan del Bicentenario, em San Juan.
O destaque da partida foi o gol espetacular de Luka Romero, da Lazio, que iniciou a jogada com a bola em seu campo, se livrou de dois adversários, avançou a toda velocidade para o território rival e acertou um chute de pé esquerdo no ângulo, em um dos gols mais bonitos deste Mundial.
A Argentina venceu o Grupo A com 9 pontos e terá a companhia nas oitavas de final do Uzbequistão (4 pontos e saldo de +1), enquanto a Nova Zelândia (4 pontos e -4 de saldo) vai precisa esperar para saber se continua no torneio como uma das melhores terceiro colocadas. A Guatemala se despediu sem pontuar e sem marcar gols, perdendo a última partida para os uzbeques por 2 a 0, gols marcados por Nematjonov.
Equador aplica 9 a 0 em Ilhas Fiji
Até esta rodada, Brasil e Argentina eram os donos das maiores goleadas do Mundial. Os brasileiros com os 6 a 0 diante da República Dominicana e os argentinos com os 5 a 0 sobre a Guatemala. Porém, outra seleção sul-americana fez história, o Equador que fez 9 a 0 contra a seleção de Ilhas Fiji, em jogo válido pelo Grupo B.
O time da Oceania se despediu do torneio com três derrotas, nenhum gol marcado e 16 sofridos. Nesta sexta, em Santiago del Estero, no Estádio Único Madre de Ciudades, os equatorianos marcaram quatro gols no primeiro tempo, com Kendry Páez, José Klinger e Justin Cuero (2). Na etapa final, Alan Minda e Cristopher Zambrano, duas vezes cada, e Tommy Chamba fecharam a goleada que é a terceira maior da história do torneio, superada apenas pelos 12 a 0 da Noruega sobre Honduras em 2019, com 9 gols de Haaland, e os 10 a o do Brasil sobre a Bélgica em 1997.
A liderança do Grupo B ficou com os Estados Unidos, que terminaram com 100% de aproveitamento. Nesta rodada, os americanos venceram a Eslováquia por 2 a 0, gols de Cade Cowell e Nikolas Tsakiris.
* AFP