O brasileiro Thiago Monteiro se despediu do Aberto da França, em uma batalha muito dura com o alemão Yannick Hanfmann. Ele flertou com uma virada épica após perder os dois primeiros sets, mas foi derrotado por 3 a 2, parciais de 6/3, 7/5, 6/7 (6), 6/7 (2) e 6/4, após 4h59min de partida disputada na quadra 8 de Roland Garros.
Monteiro mostrou muita disposição física e força mental até onde conseguiu. Depois de ser derrotado nos dois primeiros sets, levou os dois seguintes ao tiebreak e conseguiu forçar o quinto set, que teve uma enorme frustração como desfecho. O brasileiro chegou a abrir 4 a 1, mas, depois disso, não venceu mais nenhum game, sofreu a virada e foi aniquilado com a parcial final fechada em 6/4 a favor do adversário.
— Foi um jogo muito parelho. Ele começou mais firme, devolvendo e sacando melhor. Ele (Hanfmann) é um jogador chato, tem um revés forte, saca bem, muda bastante o jogo. Depois dos dois primeiros sets eu encontrei uma maneira de jogar, de forma mais sólida, consegui ganhar o terceiro no tie-break e no quarto set já estava mais confortável, mais confiante. No quinto, tive break acima, e o pecado foi no 4-4 quando errei duas bolas fáceis (dois smashes). Fica a decepção de errar essas bolas. Ainda tentei voltar e tive chances, mas ele teve todo o mérito para vencer — disse em entrevista à ESPN, o cearense de 28 anos e que ocupa o 98 º lugar no ranking da ATP.
Na segunda rodada, Hanfmann irá enfrentar o cabeça de chave número 23, o argentino Francisco Cerundolo, que bateu o espanhol Jaume Munar por 6/1, 2/6, 7/6 (5) e 6/1.