Após uma sofrível campanha na temporada regular da NBA, o Los Angeles Lakers enfim sacramentou sua vaga nos playoffs. A classificação veio na madrugada desta quarta-feira (12), pelo horário de Brasília, com a mesma marca da equipe ao longo do campeonato: com drama. A vitória sobre o Minnesota Timberwolves foi obtida somente na prorrogação, por 108 a 102, diante de sua torcida. Em outro duelo do play-in, o Atlanta Hawks venceu fora e também entrou nos playoffs.
A rodada desta terça contou com apenas dois jogos, na abertura do play-in, a repescagem que dá as últimas vagas no mata-mata decisivo da NBA. Em confronto único, os Lakers fizeram a lição de casa com boas doses de sofrimento para seus torcedores. O time chegou a estar perdendo por 15 pontos de desvantagem no terceiro quarto.
A virada veio no último período, mas novamente o time californiano oscilou. Nos instantes finais, com apenas 0.1 segundo por jogar, Anthony Davis fez falta que permitiu o empate dos Timberwolves. O duelo, então, foi decidido no tempo extra, com desempenho fundamental de LeBron James, cestinha da partida, com 30 pontos. Ele obteve um "double-double" ao anotar 10 rebotes, além de seis assistências.
Anthony Davis se redimiu na prorrogação, após a falta desnecessária no fim do tempo normal, e também registrou dois dígitos em dois fundamentos diferentes: 24 pontos e 15 rebotes. Já o desfalcado time de Minnesota, que não teve Rudy Gobert, Matt Ryan e Luka Garza, foi liderado por Karl-Anthony Towns, com um "double-double" de 24 pontos e 11 rebotes) e Mike Conley (23 pontos).
— Tiramos tudo de nós para estarmos aqui onde estamos agora. E precisamos fazer o mesmo nesta noite. Mas agora temos alguns dias de descanso antes de viajarmos para Memphis para iniciar nossa preparação. Será uma batalha. Estamos fazendo uma temporada de altos e baixos, mas agora é o momento de mostrar quem somos e fizemos isso nesta noite — comentou Anthony Davis.
Com a vitória, os Lakers entraram nos playoffs e já sabem que terão pela frente o Memphis Grizzlies, segunda melhor equipe da Conferência Oeste.
Já o Atlanta Hawks vai encarar o Boston Celtics, vice-líder do Leste. A equipe de Atlanta se garantiu nos playoffs ao vencer o Miami Heat por 116 a 105, também em confronto único. Trae Young foi o destaque dos visitantes, com 25 pontos, oito rebotes e sete assistências. Clint Capela brilhou nos rebotes, com 21.
Pelo Heat, Kyle Lowry saiu do banco de reservas para se tornar o cestinha do duelo, com 33 pontos. Tyler Herro anotou 26 enquanto Jimmy Butler contribuiu com 21.
Tanto o Heat quanto os Timberwolves ainda têm chances de entrar nos playoffs. A equipe de Miami aguarda o vencedor de Toronto Raptors x Chicago Bulls, que jogam nesta quarta-feira. Já o time de Minnesota vai encarar o vitorioso de New Orleans Pelicans x Oklahoma City Thunder, outra partida desta quarta.