O que bombou no futebol nesta quarta (26)? GZH lista cinco tópicos que repercutiram sobre o esporte nas redes sociais. Destaque para a entrada de Pelé no dicionário, mais um caso de injúria racial contra Vini Jr na Espanha, brasileiros em uma lista de promessas no mundo, nova nota de Cuca e a presença da dupla Gre-Nal no ranking das maiores torcidas do país.
Pelé no dicionário
O dicionário Michaelis inseriu o nome do Rei do Futebol como verbete em sua edição digital. Desde abril, o canal SporTV promoveu junto com a Pelé Foundation a campanha "Pelé no dicionário" para homenagear o ex-jogador, que morreu em dezembro do ano passado, e reconhecer o eterno camisa 10 como referência em outras áreas além do esporte.
O verbete diz: "pe.lé® adj m+f sm+f Que ou aquele que é fora do comum, que ou quem em virtude de sua qualidade, valor ou superioridade não pode ser igualado a nada ou a ninguém, assim como Pelé®, apelido de Edson Arantes do Nascimento (1940-2022), considerado o maior atleta de todos os tempos; excepcional, incomparável, único."
Mais uma injúria racial contra Vini Jr.
Na última terça (25), o Real Madrid perdeu para o Girona, pelo Campeonato Espanhol. O brasileiro Vinicius Jr. fez um gol e deu uma assistência, mas também foi alvo de injúria racial por parte da torcida adversária. Os torcedores da equipe da Catalunha entoaram a palavra "mono", que significa macaco em tradução para o português.
Um torcedor, inclusive, foi flagrado fazendo suposta imitação de um macaco para insultar o jogador brasileiro. Depois do jogo, Vini Jr. compartilhou uma publicação nas redes sociais que reclamava sobre o cartão amarelo recebido em campo e ironizou a La Liga.
Dupla Gre-Nal entre as maiores torcidas
Pesquisa realizada pelo instituto AtlasIntel mostrou que o Flamengo segue com a maior torcida do Brasil, com 21,9% da preferência dos entrevistados. O Grêmio é o sétimo (4,6%) e o Inter o 10º (3,5%). Completam o G-5 de maiores torcidas, Corinthians (14,2%), São Paulo (9,9%), Palmeiras (7,7%) e Vasco (6,2%).
Segundo publicado pelo ge.globo, foram 1,6 mil respostas pela internet entre 6 e 20 de abril, em respostas captadas em 640 municípios em todo o país. A margem de erro é de 2% na consulta da empresa especializada em pesquisas políticas que pela primeira vez fez consulta sobre tamanho de torcidas. Fluminense, Santos, Botafogo, Sport e Athletico-PR fecham a lista das 15 maiores torcidas do país na pesquisa do AtlasIntel.
Promessas do futebol mundial
Quatro brasileiros estão entre as 10 maiores promessas do futebol mundial. O estudo do Observatório Internacional de Futebol CIES citou Marcos Leonardo e Ângelo, ambos do Santos, Vitor Roque, do Athletico-PR, e o palmeirense Endrick, entre os 10 jogadores com menos de 20 anos mais promissores do mundo. O estudo analisou 200 nomes em 75 ligas nacionais. A lista é liderada por Gavi, meia do Barcelona.
Caso Cuca
O técnico Cuca não irá mais se pronunciar publicamente sobre a condenação por estupro à qual foi submetido na Suíça, no final da década de 1980. Em nota divulgada à imprensa, a advogada Ana Beatriz Saguas e o advogado Daniel Leon Bialski, responsáveis pela representação do treinador, informaram que qualquer manifestação sobre o caso será feita apenas por eles. O texto também diz que a defesa conta com representantes na Suíça.
"O treinador Cuca esclarece que está totalmente concentrado e empenhando toda a sua energia para o jogo decisivo que o time enfrentará nesta quarta-feira (26/04) e, diante das notícias veiculadas nos últimos dias a seu respeito, comunica que, a partir desta nota, ele se manifestará e será representado exclusivamente por meio de seus advogados que contam com representantes na Suíça", diz a nota.