Com a vitória sobre a Argentina por 3 a 2 e o empate do Equador contra a Venezuela, a seleção brasileira sub-17 conquistou o título do Sul-Americano da categoria no último final de semana. A equipe comandada por Phelipe Leal terminou o torneio invicta, com o melhor ataque e os artilheiros da competição, Kauã Elias e Rayan.
A seleção se despediu da competição com 13 pontos de 15 possíveis no hexagonal final. Além do Brasil, Argentina, Equador e Venezuela também estão classificados para o Mundial que será disputado em novembro.
O time contou com quatro jogadores da dupla Gre-Nal. O zagueiro Da Mata e o meio-campista Lucas Camilo, do Grêmio, e o defensor Dalla Corte e o centroavante Ricardo Mathias, ambos do Inter.
GZH apresenta quem são os jogadores dos times gaúchos que conquistaram o título no Equador. Confira:
João Da Mata - zagueiro do Grêmio
Natural de Bauru, em São Paulo, o zagueiro foi titular indiscutível da defesa da seleção sub-17 na disputa do Sul-Americano. Ele atuou em oito jogos, sete começando como titular e apenas um como reserva. Durante a competição, mostrou tanto virtudes defensivas, quanto ofensivas — marcou três gols.
Chegou no Grêmio em 2019, ainda na escola do Tricolor, na categoria sub-13. Na temporada passada, estava no elenco sub-17, mas subiu para a categoria sub-20 em 2023. É considerado um zagueiro muito técnico, com boa saída de bola e recuperação em velocidade.
Lucas Camilo - meio-campista do Grêmio
Potiguar, o volante de 16 anos chegou ao Tricolor ainda em 2018, quando tinha 12 anos. Desde então, vem se destacando nas categorias de base da equipe gaúcha. Ainda assim, o garoto pouco jogou pelo sub-17 na última temporada.
Pela seleção no Sul-Americano, fez nove jogos, quatro como titular e cinco como reserva. Deu assistência para um dos gols da vitória contra o Paraguai no hexagonal final. Destro, é considerado um volante de mais força, mas que consegue fazer o área a área, preenchendo os espaços e aplicando um jogo curto.
João Dalla Corte - zagueiro do Inter
O jogador tem como sua posição de origem a zaga, mas também pode jogar como lateral-esquerdo. Foi captado pelo Inter no interior do estado e, quando teve idade, veio para Porto Alegre. Jogou em todas as categorias de base do Colorado e, no passado, na estreia da Copa do Brasil sub-17, fez um gol de bicicleta. Em 2022, também chegou a ser capitão da seleção em um torneio na França.
Nesta temporada, esteve no grupo que jogou a Copa São Paulo de Futebol Júnior e atuou na estreia do Brasileirão da categoria. No Sul-Americano sub-17, fez sete jogos — em quatro começou como titular e em três entrou durante o decorrer da partida.
Ricardo Mathias - centroavante do Inter
Chamou a atenção do Colorado quando ainda atuava pela Ferroviária-SP. Chegou no Rio Grande do Sul no início de 2022 com 15 anos e logo virou titular. No ano passado, fez 21 jogos e 11 gols. É um centroavante de muita explosão e velocidade. Jogou as competições sub-17 e foi chamado para a seleção.
Nesta temporada, participou dos jogos da Copa São Paulo. Ainda tem 16 anos, mas as boas atuações chamaram a atenção e o fizeram ser chamado para a base da seleção. Irá se reapresentar no sub-17, mas é considerado com potencial para se desenvolver mais e ganhar experiência. Na competição conquistada pela seleção sub-17, fez cinco jogos, mas apenas com um como titular. Ainda assim, fez um gol.