Dando sequência à viagem que realiza ao Chile, o presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Paulo Wanderley, se reuniu nesta sexta-feira (10) com a diretora-executiva do Comitê Organizador dos Jogos Pan-Americanos de Santiago, Gianna Cunazza, e a responsável pelas Relações Internacionais do Ministério do Esporte do Chile, Andrea Navea.
— A nossa delegação brasileira vem com cerca de mil pessoas para Santiago, entre atletas e oficiais. Por isso, é necessário acompanhar de perto os preparativos para a competição mais importante do calendário esportivo deste ano. Agradeço a receptividade do Comitê Organizador, que tirou todas as nossas dúvidas, e nos colocamos à disposição para que tenhamos um grande evento — disse o dirigente.
A diretora-executiva garantiu que todo o cronograma de obras e preparativos seguem dentro do prazo. Atualmente, são 600 pessoas trabalhando para que tudo ocorra conforme o previsto e a expectativa é que esse número aumente para 1.900 durante o Pan.
— Vamos avançando a passos firmes e estamos trabalhando muito fortemente com toda a equipe de várias áreas operacionais e órgãos públicos. Estamos ansiosos para que os Jogos cheguem logo e convencidos de que tudo sairá no tempo certo e da maneira planejada — afirmou Nava.
Esta é a primeira vez que o Chile sediará uma edição dos Jogos Pan-Americanos. Mais de 7 mil atletas, de 41 países das Américas, buscarão não só o título de campeão continental, mas também a classificação para os Jogos de Paris 2024, em 33 modalidades.
O Pan de Santiago, inclusive, terá o maior número de vagas para os Jogos Olímpicos na história. Além disso, será o evento, mundialmente, que mais distribuirá classificações para a França. A competição acontecerá entre os dias 20 de outubro e 5 de novembro.