Multicampeão pelo Real Madrid e titular da Seleção Brasileira em duas Copas do Mundo, o lateral-esquerdo Marcelo, 34 anos, foi anunciado pelo Fluminense como o novo reforço para 2023. Revelado pelo tricolor carioca, o jogador deixou o país após apenas duas temporadas. Desde então, conquistou cinco Ligas dos Campeões com o Real Madrid e teve breve passagem pelo Olympiacos, da Grécia.
Marcelo teve seu contrato com o Olympiacos rescindido na última semana e estava livre no mercado. Após breve negociação, o Fluminense anunciou o jogador como o mais novo reforço para a equipe de Fernando Diniz nesta temporada, na qual o clube disputará a Libertadores. Ele assinou contrato com o Flu até o final de 2024, com possibilidade de renovação por mais uma temporada.
O anúncio por feito pelas redes sociais do Fluminense. Sem antecipar, o clube publicou a foto do jogador com a camisa desta temporada; ao fundo, imagens da carreira pelo Real Madrid e seu início nas categorias de base do tricolor.
Na última década, Marcelo foi um dos principais nomes do futebol mundial. Pelo Real, além das conquistas de cinco Liga dos Campeões, o lateral soma 25 títulos, entre Campeonato Espanhol, Copa do Rei e Mundial de Clubes. Na temporada 2021/2022, se tornou o primeiro brasileiro a erguer o troféu da Champions como capitão.
Antes de retornar ao Fluminense em definitivo, Marcelo foi especulado no Botafogo. A chegada do lateral se torna ainda mais crucial após a lesão de Jorge, titular da posição, no joelho direito. Caio Paulista e Calegari, negociados para o São Paulo e o Los Angeles Galaxy, eram outros jogadores utilizados por Diniz na posição, mas que deixaram o clube.
"A sua casa é e sempre será o Fluminense, Marcelo", escreveu o clube em suas redes sociais.
Revelado em 2005, Marcelo disputou 30 jogos e marcou seis gols no Brasil, antes de ser vendido ao Real Madrid por 9 milhões de euros (cerca de R$ 25 milhões à época).
"De volta ao lugar onde tudo começou", publicou Marcelo, após o anúncio do Fluminense.
Na Seleção Brasileira, o lateral-esquerdo disputou as Copas do Mundo de 2014 e 2018, como titular da posição. Em 2013, conquistou a Copa das Confederações — seu único título com o Brasil. Nos últimos anos, perdeu espaço como titular do Real Madrid sob o comando de Carlo Ancelotti, mas permaneceu com o status de capitão até deixar o clube em 2022.
Sem atuar desde 11 de janeiro pelo Olympiacos, Marcelo deve passar por um período de readaptação física antes de estrear pelo Fluminense.