O tempo foi implacável com Tom Brady. Aos 45 anos, depois de ter postergado a aposentadoria em mais uma temporada, o astro da NFL decidiu colocar um fim na carreira no futebol americano.
O anúncio foi feito pelo próprio atleta em suas redes sociais nesta quarta-feira (1º). No vídeo, o agora ex-jogador do Tampa Bay Buccaneers agradece o apoio de familiares, amigos, técnicos e companheiros que teve durante a carreira.
— Eu estou me aposentado, de verdade. Isso foi uma grande questão da última vez, então quando eu acordei esta manhã eu achei melhor só colocar para gravar e comunicar a vocês. Eu não vou me alongar, você só pode fazer uma declaração emocionada de aposentadoria uma vez e eu já fiz isso ano passado. Eu quero agradecer a cada um de vocês por me apoiarem. Obrigado por me permitirem viver meu sonho, eu não mudaria nada — disse Brady na gravação.
Com sete títulos, o camisa 12 é considerado o maior atleta de futebol americano de todos os tempos. Ele é o jogador com mais Super Bowls da história, com mais prêmios de MVP do Super Bowl (cinco) e detém uma série de outros recordes na liga.
Mas, antes de chegar ao auge, a história de Brady na NFL foi de muita superação. Considerado franzino e desajeitado, foi escolhido apenas na sexta rodada do Draft de 2000, sendo o 199° jogador selecionado. Foi reserva do New England Patriots no primeiro ano da carreira. No segundo, virou titular em função de uma lesão de Drew Bledsoe e não perdeu mais a posição. Foram três títulos nas primeiras quatro temporadas como titular.
Depois de 10 anos sem conquistas, Brady voltou a engatar uma sequência de três títulos pelo Patriots em 2014, 2016 e 2018. Em 2020, resolveu buscar novos desafios e foi para o Buccaneers. No time da Flórida, foi campeão logo na primeira temporada. Ficou no time até decidir se aposentar.
Em 2022, Tom Brady chegou à 23ª temporada na NFL. Garantiu o título da NFC Sul e a vaga para os playoffs com o Buccaneers. Chegou à marca de 100 mil jardas lançadas — é o único a atingir tal feito. Mas foi contestado em vários momentos. Com dificuldade de encontrar química com seus recebedores e com um time pouco empolgante, terminou a temporada regular com uma campanha negativa de oito vitórias e nove derrotas.
Há um ano, Brady chegou a dar um ponto final na carreira e anunciou a aposentadoria. Mas, 40 dias depois, mudou de ideia e resolveu voltar. Este é apontado como um dos principais motivos da separação do atleta com a modelo brasileira Gisele Bündchen.
Tom Brady em números:
- 23 temporadas na NFL
- Sete títulos de Super Bowl (seis pelo Patriots e um pelo Buccaneers)
- Cinco MVPs (Most Valuable Player, melhor jogador) de Super Bowl
- Três MVPs de temporada
- 15 vezes indicado para o Pro Bowl
- Seis vezes indicado ao All-Pro
- Maior número de passes para touchdown na história da NFL: 649
- 251 vitórias na temporada regular, recorde na NFL
- Maior número de vitórias nos playoffs na história da NFL: 35