O Brasil venceu o duelo contra a China e se classificou para os playoffs do Grupo Mundial I da Copa Davis, que irá valer uma vaga na fase qualificatória para as finais da Copa Davis no ano que vem. Atuando no Estádio Guga Kuerten, no Costão do Santinho, na manhã deste sábado (4), Rafael Matos e Felipe Meligeni derrotaram Ze Zhang e Jie Cui em sets diretos, com parciais de 6/2 e 6/3, em 1h19 de jogo.
Como no primeiro dia de jogos, Matheus Pucinelli e Thiago Monteiro venceram seus duelos contra Rigele Te e Jie Cui, respectivamente, a equipe brasileira necessitava de apenas um triunfo das três partidas programadas para hoje.
Esta foi a primeira partida de Matos após a conquista do título de duplas mistas do Aberto da Austrália. A parceria brasileira dominou toda a partida e com duas quebras de saque em cada set confirmou o favoritismo.
— Sabíamos que éramos os favoritos, já que eles vieram sem os seus principais jogadores. A nossa equipe está de parabéns pelo empenho, foco e todo trabalho realizado durante a semana. Tínhamos o objetivo bem claro que era ganhar e saímos com a vitória — destacou o tenista gaúcho.
Apesar da definição da série, uma quarta partida chegou a ser jogada neste sábado. O paulista Gustavo Heide, de apenas 20 anos, ficou seis minutos em quadra, venceu 12 dos 15 pontos disputados contra o chinês Riegle Te, marcando rápidos 3/0, até o adversário alegar problemas nas costas e na virada do terceiro game para o quarto, abandonar o confronto.
O time a ser enfrentado pelo Brasil será conhecido no dia 9 de fevereiro, quando a Federação Internacional de Tênis (ITF) fará o sorteio dos confrontos.