Um surfista brasileiro de 47 anos morreu, nesta quinta-feira (5), enquanto surfava na Praia do Norte, em Nazaré, zona central de Portugal, faixa litorânea tradicional na Europa pelas ondas gigantes. Márcio Freire chegou a ser socorrido, mas sofreu uma parada cardiorrespiratória e faleceu no local.
Em comunicado oficial, o comandante da Capitania de Nazaré, Mário Lopes Figueiredo, disse que o acidente fatal sofrido por Márcio aconteceu quando o surfista descia de uma onda.
"Os socorristas constataram que a vítima sofreu parada cardiorrespiratória e começaram imediatamente as manobras de reanimação na areia. Após várias tentativas, não foi possível reverter a situação. A morte foi declarada no local e o corpo foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal de Leiria. O gabinete de psicologia da Polícia Marítima também foi acionado para prestar apoio aos familiares", acrescentou o comunicado.
Márcio Freire era considerado um dos pioneiros no surfe de ondas gigantes. Ele faz parte do trio de baianos Mad Dogs, ao lado de Danilo Couto e Yuri Soledade, que encarava as ondas gigantes sem o auxílio do jet-ski para entrar na onda.
Freire também foi um dos primeiros a encarar as ondas gigantes de Jaws, em Maui, no Havaí, sem o apoio dos equipamentos de segurança.
O surfista brasileiro recebeu homenagens nas redes sociais:
Ainda de acordo com autoridades locais, foi a primeira morte relacionada com o surfe ocorrida na Praia de Nazaré. Os brasileiros Pedro Scooby e Maya Gabeira já sofreram acidentes sérios no local.