Em razão de um calendário apertado, justificado pela pandemia do covid-19 ou pela disputa de outros torneios, gremistas ou colorados optaram nos últimos anos por preservar titulares no início do Gauchão. Após cinco anos, porém, o Estadual voltará a ter Grêmio e Inter juntos começando a competição com seus principais jogadores.
A última vez que isso ocorreu foi em 2017. O Grêmio de Renato Portaluppi teve as férias e o período completo de pré-temporada após o título da Copa do Brasil, em dezembro de 2016. Na vitória por 2 a 0 sobre o Ypiranga, na Arena, válida pela primeira rodada do Gauchão daquele ano, o treinador pôde observar o reforço Léo Gomes, contratado para a lateral-direita como substituto de Edílson, negociado com o Cruzeiro, enquanto Jaílson ocupou o posto de Walace, vendido para Hamburgo. Os demais jogadores formavam a base do time que tirou o Tricolor da fila de títulos importantes após 15 anos e deu início para a temporada que terminaria com a conquista da Libertadores.
No Inter, o cenário era de reestruturação após o rebaixamento à Série B. O Colorado abriu o Gauchão com um empate em 1 a 1 com o Veranópolis, no Estádio Antônio Davi Farina, com gol marcado pelo volante Rodrigo Dourado. O jogo marcou a estreia do técnico Antônio Carlos Zago e do atacante Roberson, ambos oriundos do Juventude, e também o retorno de D'Alessandro, que em 2016 foi emprestado ao River Plate. O restante do grupo de jogadores, porém, ainda composto por remanescentes do trágico Brasileirão do ano anterior.
Em 2022, foi o Grêmio que não utilizou a equipe principal nas primeiras partidas. Visando um período maior de pré-temporada, o sub-23 do Tricolor entrou em campo em três partidas. O mesmo ocorreu em 2018, já que o calendário ficou apertado com a presença gremista no Mundial de Clubes, em dezembro de 2017. Em 2019 e 2021, Renato Portaluppi optou por escalar reservas nos jogos iniciais. Em 2020, por outro lado, o time foi com força máxima e, mesmo assim, foi derrotado para o Caxias na estreia.
Neste período de cinco anos, o Inter começou o Gauchão com time alternativo em três oportunidades. Reservas em 2019, que enfrentaram a longa viagem até Ijuí para encarar o São Luiz, e em 2020, quando a prioridade eram os jogos da fase preliminar da Libertadores. Já em 2021, em razão do calendário apertado pela pandemia, o sub-20 do Colorado atuou em três rodadas.
Gauchão 2017
Veranópolis 1 x 1 Inter
Danilo Fernandes; Ceará, Ernando, Eduardo Bauermann e Uendel; Fernando Bob, Rodrigo Dourado e D'Alessandro; Diego (Andrigo), Roberson e Aylon (Nico López). Técnico: Antônio Carlos Zago.
Grêmio 2 x 0 Ypiranga
Marcelo Grohe; Léo Gomes (Fernandinho), Pedro Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Jaílson e Maicon; Ramiro, Douglas (Miller Bolaños) e Pedro Rocha (Everton Cebolinha); Luan. Técnico: Renato Portaluppi.