Dois jogos movimentaram o Novo Basquete Brasil (NBB) nesta quinta-feira (19) e os dois líderes da temporada confirmaram o bom momento. Melhor time da temporada 2022-23, o Sesi/Franca Basquete fez um clássico do interior paulista diante do Rio Claro e depois de levar um susto na primeira parcial, venceu por 95 a 73 e acumulou sua 19ª vitória na fase de classificação, mantendo os 100% de aproveitamento.
O primeiro período foi de surpresa, especialmente porque o Rio Claro conseguiu liderar o marcador em 21 a 19. Porém, no segundo quarto, Franca reagiu e virou para 45 a 34 no intervalo.
No terceiro período, Franca dominou completamente e com 32 a 15 elevou a diferença total para 28 pontos (77 a 49). Já nos 10 minutos finais, a equipe do técnico Helinho Garcia apenas administrou a vantagem.
Com 20 pontos, o ala/pivô Lucas Dias foi o cestinha da partida. Franca ainda contou com 16 pontos e seis rebotes do estreante ala/armador americano Mike Smith e 14 pontos, sete assistências e cinco rebotes do armador Georginho de Paula. Já o ala Jhonatan Luz, que se recuperou de uma fratura no distal do rádio no punho direito voltou às quadras com 14 pontos e quatro rebotes.
Flamengo vence Corinthians e segue em segundo
No Rio de Janeiro, o Flamengo venceu o clássico diante do Corinthians por 90 a 64 e chegou à sua 17ª vitória em 19 rodadas, garantindo a vice-liderança. Já o Timão perdeu a oitava e com 11 vitórias é o sétimo colocado.
O time carioca dominou o dominou o confronto desde o início e após os dois primeiros períodos vencia por 16 pontos (52 a 36 ). E mesmo com uma queda de ritmo, no segundo tempo, se manteve confortavelmente à frente e garantiu a vitória.
Com 16 pontos, oito rebotes e três assistências, o ala Gabriel Jaú foi o cestinha da noite. O armador argentino Pepe Vildoza contribuiu com 15 pontos, quatro rebotes e duas assistências. No Corinthians, destaque para o duplo-duplo de Mãozinha, com 12 pontos e dez rebotes.