O esquiador profissional Kyle Smaine, de 31 anos, morreu após uma avalanche no Monte Hakuba Norikura, na província de Nagano, no Japão, no domingo (29). O norte-americano estava com companheiros de um grupo profissional de esporte de inverno.
O trabalho fazia parte de uma viagem publicitária para promover um passe de viagens da empresa Alterra Mountains Company, que fornece o acesso aos clientes das montanhas nos Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália.
A morte do atleta foi confirmada por sua família. A causa do acidente teria sido uma avalanche provocada por outro esquiador, que fazia parte de um grupo distinto. Smaine acabou soterrado. Um outro esquiador também faleceu.
Já o esquiador profissional Adam U, que também estava no local, passou 25 minutos embaixo da neve, mas conseguiu sobreviver. À revista Mountain Gazette’, o profissional relatou detalhes do ocorrido.
— Havia outro grupo na área composto por dois guias de montanha canadenses e quatro ou cinco médicos ou enfermeiros de emergência, que realizaram o resgate. Os médicos fizeram tudo o que puderam por Kyle e pelo outro esquiador — disse Adam.
Kyle foi ouro no Campeonato Mundial de Esqui Freestyle e Snowboard de 2015. Ele deixou o esporte em 2018, mas continuou praticando a modalidade por hobby e em promoções de eventos, como o que estava acontecendo em território japonês.