A Conmebol e a Concacaf anunciaram nesta sexta-feira (27) uma parceria que unirá seleções e clubes das duas confederações em competições. A principal delas diz respeito à Copa América de 2024, que terá as presenças de seis seleções de América do Norte e Central. O torneio vai ser disputados nos Estados Unidos e com a organização dividida entre as duas confederações.
Também para 2024 está marcada a disputa da Copa Ouro Feminina. A competição reunirá oito equipes de América do Norte e Central e outras quatro da América do Sul.
— O acordo de parceria estratégica visa fortalecer e desenvolver o futebol em ambas as regiões. O acordo inclui competições de seleções nacionais femininas e masculinas e um novo torneio de clubes. Para Conmebol, o acordo apoiará as equipes nacionais masculinas em sua preparação para a próxima Copa do Mundo através de uma Copa América ampliada com seis equipes de elite da Concacaf. Por sua vez, a Concacaf poderá proporcionar uma competição de altíssima qualidade para suas equipes nacionais masculinas nos próximos dois anos, incluindo a conclusão da Liga das Nações Concacaf 2022/23, Copa Ouro Concacaf 2023 e Liga das Nações Concacaf 2023/24 — diz trecho do comunicado.
Nova competição de clubes
Além da unificação de torneios de seleções, também será criada uma nova competição de clubes. Ao estilo "Final Four", o novo torneio com organização compartilhada entre Conmebol e Concacaf reunirá duas representantes da cada confederação.
A ideia é de que a competição seja disputada pela primeira vez em 2024. Ainda não foi definida a forma de classificação para essa competição, mas a tendência de que na América do Sul os participantes sejam indicados pela classificação na Libertadores da América.