A morte de Roberto Dinamite, um dos maiores centroavantes da história do futebol brasileiro, rendeu homenagens de diversos clubes e entidades esportivas. Dinamite tinha 68 anos e lutava contra um tumor no intestino desde 2021. Ele havia sido internado no sábado no hospital da Unimed, no Rio de Janeiro, após uma piora.
Clube onde Dinamite construiu a maior parte da carreira e marcou um total de 708 gols, o Vasco da Gama se manifestou logo após a morte do ex-jogador o tratando como “maior de todos”. O clube ofereceu o estádio de São Januário para o velório do craque.
— É com o mais profundo pesar que o Vasco da Gama recebe a informação que o maior de todos nos deixou neste domingo. Carlos Roberto de Oliveira, o Dinamite, dedicou 29 dos seus 68 anos ao clube, como atleta e presidente. Te amaremos para sempre, Calu. Descanse em paz — diz o texto publicado na conta do Twitter do Vasco.
O sucesso pelo Vasco da Gama tornou Roberto Dinamite figura frequente nas convocações da Seleção Brasileira entre o final dos anos 1970 e começo dos 1980. Ele esteve em duas Copas do Mundo, 1978, na Argentina, e 1982, na Espanha. O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, se manifestou sobre a morte de Dinamite.
— O Roberto Dinamite foi um dos maiores jogadores da história do nosso futebol. Além de entrar para a bela história do Vasco, ele encantou os fãs do futebol em todo o mundo. A CBF se solidariza com os familiares e com os fãs do artilheiro — disse Ednaldo.
Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, também se solidarizou com a perda:
— Lamento profundamente a partida de Roberto Dinamite. Obrigado por deixar sua marca no futebol sul-americano. Envio minhas condolências à sua família e ao futebol brasileiro.
Confira outras manifestações de clubes e entidades esportivas:
Grêmio
Inter
Flamengo
Fluminense
Botafogo
Corinthians
São Paulo
Santos
Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol