O primeiro Grand Slam da temporada de tênis começa dentro de duas semanas em Melbourne, o Aberto da Austrália. Mas antes da chave principal, começa neste domingo (8) a fase de qualificação, que dará 16 vagas na chave masculina e 16 na feminina.
E nesta disputa pelas vagas estarão quatro jogadores do Brasil, dois homens e duas mulheres. Na chave feminina estarão Laura Pigossi e Carolina Meligieni e, na masculina, Felipe Meligeni e Matheus Pucinelli.
Número 118 do ranking mundial da WTA, Laura Pigossi treina na AD In Academy, de Barcelona, na Espanha, e tem estreia marcada para a noite deste domingo, pelo horário de Brasília.
Pigossi encara a belga Magali Kempen, 211ª colocada, no primeiro jogo da quadra 12 de Melbourne Park, começando às 20h de Brasília. O encontro será inédito:
— As condições estão boas por aqui , mais lentas que em Brisbane e não faz tanto calor quanto no ano passado — disse a atleta que já havia iniciado a temporada disputando duas partidas pelo Brasil na United Cup em Brisbane com uma vitória contra a norueguesa Ulrikke Eikeri e uma derrota para a italiana Lucia Bronzetti.
Carol é a terceira melhora jogadora do Brasil e ocupa o 217º lugar no ranking mundial. Sua estreia acontecerá na madrugada de terça, contra a sérvia Olga Danilovic, 155ª colocada na lista da WTA.
— Quero começar o ano da melhor forma possível, fazer uma boa gira na Austrália. O ano que vem, com certeza, vai ser muito melhor, vou conseguir me firmar melhor nos níveis mais altos e buscar terminar o ano entre as 100 do mundo ou perto disso — avalia a jogadora de 26 anos.
Quem também jogará neste domingo, por volta das 22h35, será Felipe Meligeni. O paulista, que é o 166º do ranking da ATP enfrentará o austríaco Sebastian Ofner, 193º colocado. Esta será a terceira participação dele no quali em Melbourne. Em 2022, ele caiu na estreia para o argentino Juan Pablo Ficovich. Já em 2021, parou na segunda rodada contra o tcheco Tomas Marchac.
A estreia de Matheus Pucinelli será entre segunda à noite e a madrugada de terça, pelo horário brasileiro. O paulista de 21 anos irá jogar contra o experiente francês Benît Paire, 33, que já ocupou o 18º lugar no ranking em 2016, mas que atualmente é apenas o 179º colocado.