A segunda semifinal feminina do Aberto da Austrália foi definida na madrugada desta quarta-feira (25) e reunirá a bielorrussa Aryna Sabalenka, quinta do ranking, e a polonesa Magda Linette, 45ª do mundo.
Principal surpresa do torneio, Linette foi a primeira a conquistar a vaga. A polonesa de 30 anos faz em Melbourne a maior campanha da carreira em um Grand Slam. Até o momento, seu melhor desempenho foi a terceira rodada em seis dos 29 torneios que disputou, incluindo a campanha de 2019 na Austrália.
Nas quartas, Magda Linette superou a tcheca Karolína Plíšková, 30ª, por 2 a 0 (6/3 e 7/5), em 1h29 de partida e dessa forma eliminou a quarta cabeça de chave em sequência. Antes, ela já havia deixado pelo caminho a estoniana Anett Kontaveit (16ª), a russa Ekaterina Alexandrova (19ª) e a francesa Caroline Garcia (4ª).
E para se tornar a primeira polonesa a disputar uma final de Aberto da Austrália, Linette terá que deixar pelo caminho Aryna Sabalenka, que chega a esta fase de um Slam pela quarta vez na carreira. Antes, ela esteve entre as quatro melhores em Wimbledon (2021) e no Aberto dos EUA (2021 e 2022).
A classificação de Sabalenka veio em dois sets, parciais de 6/3 e 6/2, depois de 1h51 de partida diante da croata Donna Vekić, ex-top 20 e atual 64ª do mundo. Com o resultado, a bielorrussa de 24 anos manteve 100% na temporada, com nove vitórias e nenhum set perdido até o momento, incluindo os cinco jogos do Aberto da Austrália e o WTA 500 de Adelaide, onde ganhou o 11º título da carreira.
Os jogos semifinais semifinais serão disputados na quinta-feira (26). A primeira partida será entre a cazaque Elena Rybakina (22º) e a bielorrussa Victoria Azarenka (24ª), às 5h30min (de Brasília) e na sequência o confronto entre Sabalenka e Linette.