![Karl Nilsson / Para Nordic Skiing World Championships 2023 Karl Nilsson / Para Nordic Skiing World Championships 2023](https://www.rbsdirect.com.br/filestore/6/3/1/4/4/4/4_09ac1af2db8c31a/4444136_3020f1e19758db3.jpg?w=700)
A brasileira Aline Rocha conquistou nesta terça-feira (24), a medalha de ouro na prova de Sprint no Campeonato Mundial de Para Ski Cross Country, disputado em Östersund, na Suécia. A medalha teve um sabor especial por se tratar do primeiro título brasileiro na história do evento.
No último domingo, a esquiadora paralímpica já havia levado o bronze na prova de Distance feminino, num percurso de 18km e atingido o feito de ser a responsável pelo primeiro pódio do país em Mundiais de Neve.
O título desta terça teve Aline com o segundo melhor tempo da eliminatórias, enquanto Elena de Sena ficou na nona colocação em sua estreia em Mundiais.
Ja na semifinal, Aline Rocha liderou sua bateria com um tempo de 3min15seg37. Na final, a paranaense de 31 anos teve um ótimo início de prova, seguindo de perto a alemã Anja Wicker, que largou primeiro. Na reta final, ela ultrapassou a adversária e garantiu a inédita medalha de ouro com 3min10seg38. A americana Kendall Grestch fez um tempo de 3min11seg67, e ficou com a prata. A alemã Wicker fez 3min13seg25 e ainda garantiu o bronze.
— Foi tudo perfeito, me senti muito bem na quali e na semifinal. Mas a final foi muito melhor do que imaginei. Olhando o vídeo da prova nem consigo acreditar no que fiz. Estou muito feliz. Sabia que conseguiria ir forte na final mas me surpreendi muito com o resultado. E a emoção de ouvir o hino do Brasil é indescritível. Muito especial — disse a campeã mundial.
Cristian Ribera é bronze na prova masculina de Sprint
Vice-campeão mundial em 2022, quando a competição foi disputada em Lillehammer, na Noruega, Cristian Ribera ficou com o bronze na prova masculina do Sprint. Líder das eliminatórias que ainda contaram com Guilherme Rocha em 14º lugar (2min36s71) e Wesley Vinicius dos Santos em 18º (2min45s41), o brasileiro também passou em primeiro na semifinal.
Já na disputa decisiva, Cristian fez uma boa prova, se mantendo no pelotão da frente. Porém, na reta final, o cazaque Yerbol Khamitov disparou na frente e venceu em 2min44seg23. A prata ficou com o ucraniano Taras Rad, com 2min45seg07. Cristian Ribera ganhou o bronze ao terminar em 2min45seg34.
—Hoje estava mais um pouco mais quente que nos outros dias, a neve estava muito boa e os skis estavam voando, consegui ir forte na quali que era minha estratégia e fiquei muito feliz de ter sido o mais rápido. Na semifinal consegui controlar bem e sentir como a prova ia se desenrolar. Na final estava muito bem tambem mas acabei tomando uma decisão que me custou a prova. Claro que não é ruim estar no pódio mas acho que conseguiria ter ganhado, mesmo assim, é um orgulho ganhar o bronze — comentou o brasileiro.
O Brasil volta a competir em Östersund no próximo sábado (28), na prova de Middle Distance, que está prevista para às 8h (de Brasília).