Dois dois principais cabeças de chave que ainda seguem na disputa do Aberto da Austrália, o russo Andrey Rublev, quinto, e o dinamarquês Holger Rune, nono, se garantiram na madrugada deste sábado (21) nas oitavas de final em Melbourne e agora vão duelar para seguir na briga pelo título.
O primeiro a entrar em quadra foi Rublev, que disparou 60 winners (bolas vencedoras) e não teve muito trabalho para superar o britânico Daniel Evans (25º) em três sets, parciais de 6/4, 6/2 e 6/3, após 2h09min de partida. Esta é a terceira vez em sete participações que o russo chega às oitavas do Grand Slam, sendo que em 2021 ele foi até as quartas.
Curiosamente o confronto entre Rune e o francês Ugo Humbert teve a mesma duração (2h09min) e parciais de 6/4, 6/2 e 7/6 (5) em favor do tenista de 19 anos, que ano passado venceu o Masters de Paris e que pela segunda vez na carreira chega a esta fase de um Slam.
A vitória ainda fez Holger Rune se tornar o segundo mais jovem a se classificar para as oitavas de final do torneio. Com 19 anos e 275 dias, ele só fica atrás do australiano Bernard Tomic, que conseguiu o mesmo feito com 175 dias a menos em 2012.
Estreantes, americanos vencem novamente e vão brigar por vaga nas quartas
Duas boas surpresas do Aberto da Austrália, os americanos Ben Shelton, 20 anos, e J.J.Wolf, 24, seguem suas fortes campanhas e com vitórias neste sábado se classificaram para as oitavas e agora irão se enfrentar em busca de uma vaga nas quartas de final.
No segundo Grand Slam da carreira, o primeiro em Melbourne, Shelton não tomou conhecimento do convidado local Alexei Popyrin e venceu em três sets, parciais de 6/3, 7/6 (4) e 6/4, após 2h03min de jogo. Número 89 do ranking da ATP, o tenista nascido em Atlanta vem de bons desempenhos em torneios Challengers disputados no final do ano passado, quando venceu três de quatro finais.
Quem também faz sua primeira participação no Major australiano é Wolf, que tem como principal resultado da carreira o vice-campeonato do ATP 250 de Firenze, Itália, em 2022. Responsável pela eliminação do argentino Diego Schwartzman, 23º cabeça de chave, na rodada anterior, ele passou sem sustos pelo compatriota Michael Mmoh, que havia surpreendido o alemão Alexander Zverev, na fase anterior, e fez 3 a 0 (6/4, 6/1 e 6/2).