A quinta-feira (15) foi de estreia da chave masculina do Australian Open Junior Series Brazil com a realização dos 16 jogos da primeira rodada. O torneio prossegue nesta sexta, a partir das 8h30, e terá rodada dupla com a disputa das oitavas e quartas de final do masculino e feminino, na Rio Tennis Academy.
Dos oito favoritos ao título, sete deles avançaram às oitavas de final: o paranaense Matheus Lima, o paulista Henrique Ushizima, o mineiro Pedro Rodrigues, o paranaense Gustavo Almeida, o paulista Henrique Brito, o carioca Nicolas Oliveira e o paulista Kauã Santos.
O jogo mais emocionante do dia ficou por conta de Pedro Rodrigues e João Lago. Equilibrado do começo ao fim, o duelo teve o primeiro set vencido por João em 7/6, que comandou o placar no segundo set até o 5/2 com um match-point a favor. Cabeça de chave 3, Rodrigues salvou o match-point, levou a partida para o match-tiebreak e venceu por 6/7, 7/6 e 10-4.
— Qualquer um de nós seria merecedor do resultado. Ele (João) esteve forte nos dois lados e me botou para correr algumas vezes. Foi então que eu precisei mudar de estratégia no jogo e começou a dar certo. A partida de hoje me dá ainda mais confiança para a sequência do torneio — disse Rodrigues.
No confronto entre paulistas, Henrique Ushizima, segundo favorito, levou a melhor sobre Victor Braga e se manteve à frente do placar durante praticamente todo o jogo. Com bolas precisas, o tenista conquistou a vaga para a próxima fase da competição após marcar 6/2 e 6/3.
—Tive uma primeira rodada sólida, onde pude impor o que venho realizando nos treinos e o resultado me dá ainda mais força para disputar um título inédito no país, que participam grandes tenistas—celebrou Ushizima.
Também seguem nas oitavas de final masculina do Australian Open Junior Series: Leonardo Bastos, João Silva, Lucas Couy, Eduardo Valentin, Thomas Kano, Luis Felipe Carvalho, Enzo Kohlmann, William Norton e Enzo Sakiyama.
Confira os resultados da 1ª rodada:
Leonardo Bastos (SC) d. Thiago Guglieri (RS) - 6/2, 4/6 e 10-4
João Silva (MG) d. João Rangel (RS) - 6/3 e 6/1
Nicolas Oliveira (RJ) d. Filipe Costa (GO) - 6/4 e 7/6
Gustavo Almeida (PR) d. Gustavo Tedesco (SC) - wo
Henrique Brito (SP) d. Victor Pagotto (SP) - 7/5 e 6/3
Pedro Rodrigues (MG) d. João Lago (PR) - 6/7, 7/6 e 10-4
Matheus Lima (PR) d. Rodrigo Filho (ES) - W.O.
Lucas Couy (SP) d. Murilo Martins (SP) - 7/6 e 6/4
Eduardo Valentin (SP) d. Carlos Duarte (RJ) - 6/2 e 6/2
Kaua Santos (SP) d. Pedro Pinto (SC) - 6/7, 6/2 e 10-8
Thomas Kano (SC) d. Vitor Ferreira (SC) - 4/6, 6/4 e 11-9
Luis Felipe Carvalho (SP) d. Rafael Padilha (RS) - 6/2 e 6/4
Enzo Kohlmann (SP) d. Breno Braga (SP) - 6/1 e 6/1
Henrique Ushizima (SP) d. Victor Braga (SP) - 6/2 e 6/3
William Norton (MG) d. Paulo Etchecoin (RJ) - 6/3 e 6/4
Enzo Sakiyama (SP) d. João Vieira (DF) - 6/4 e 6/1