Palmeiras e Real Madrid teriam chegado a um acordo para a transferência de Endrick, de 16 anos, ao clube espanhol. A informação do jornal Marca aponta que o negócio gira por volta dos 60 milhões de euros (R$ 331 milhões na cotação atual).
Devido a idade do atleta, a Fifa precisa aprovar a venda em questão. Mesmo se concedida, ele só poderá jogar com a camisa merengue a partir de 21 de julho de 2024, quando completará 18 anos.
A entidade máxima do futebol prevê que, se um jogador for menor de idade, não poderá ir para um clube antes de se tornar adulto. Apesar disso, as negociações podem ocorrer, desde que sigam as diretrizes impostas pelas regras futebolísticas.
Um ponto preocupante na transferência é o risco de sanções esportivas e financeiras. Porém, segundo o jornal, os dois clubes serão cautelosos e cumprirão as necessidades que façam com que o acordo seja bem-sucedido.
O tempo de contrato máximo permitido pela Fifa nas situações envolvendo transações de jovens é de três anos. Segundo a reportagem espanhola, a negociação de Endrick com o Real Madrid será nestes moldes, mas se estenderá quando ele estiver no clube, com possibilidade de ser até 2030.