Uma das principais jogadoras do Brasil, a paulista Luisa Stefani, número 48 do ranking mundial, iniciou esta semana, em São Paulo (SP), sua pré-temporada. A tenista definiu seus primeiros torneios da nova temporada. Ela embarca no próximo dia 22 para Brisbane, na Austrália, onde defende o Brasil na United Cup, nova competição mista de países. O Brasil encara a Itália e a Noruega na fase de grupos a partir do dia 29 de dezembro. Já no dia 9 de janeiro, ela inicia a disputa do WTA 500 de Adelaide e, no dia 16, o Aberto da Austrália. Sua parceira será definida nos próximos dias.
— Começo bem motivada essa pré-temporada. O novo ano inicia mais cedo e viajaremos com antecedência para a Austrália para adaptação ao fuso horário e às condições de lá. Muito animada para começar 2023 defendendo as cores do Brasil nesta nova competição —garante Luisa, que em 2020 e 2021 chegou às oitavas de final do primeiro Grand Slam do ano.
Após sofrer uma grave lesão no joelho direito, durante as semifinais do Aberto dos Estados Unidos de 2021, Stefani ficou um ano parada até voltar em setembro de 2022. E em menos de três meses, venceu três torneios: o WTA 250 de Chennai, na Índia, ao lado da canadense Gabriela Dabrowski e, depois, o WTA 1000 de Guadalajara, no México, junto com a australiana Storm Sanders, e o WTA 125 de Montevidéu, no Uruguai, com a carioca Ingrid Martins.