Na reta final da temporada, as semifinais da Copa RS começaram nesta terça-feira (6), em Carazinho e Santiago. Na verdade, só em Carazinho mesmo. O jogo de Santiago não foi realizado pela ausência de uma das equipes semifinalistas.
No Ginásio da Fundescar, em Carazinho, Sercesa e ABF, de São Lourenço do Sul, fizeram uma partida movimentada, com oito gols. Dona da casa, a Sercesa esteve sempre à frente do placar. Abriu 2 a 0 com dois gols de Romarinho. Ainda no primeiro tempo, Geyo descontou, mas Vini fez o terceiro.
No etapa complementar, a ABF buscou o empate com Mincho e Geyo, outra vez :3 a 3. Mas aí, o fato de jogar em casa e não ter o deslocamento pesou. A Sercesa teve forças para abrir vantagem de novo, com Jean e Moretto, fechando o placar em 5 a 3. No jogo de volta, dia 12, em São Lourenço, a Sercesa só precisa empatar para ir à final. A ABF vai ter que vencer no tempo normal, por qualquer placar, para provocar uma disputa de pênaltis.
Ausência em Santiago
Na outra semifinal, a SER Santiago entrou em quadra mas não jogou. O adversário não compareceu ao Ginásio Aureliano de Figueiredo Pinto, em Santiago. O La Máquina, de São Sepé, deu "W.O". Os árbitros Marlon Menna e Ander Plautz esperaram os 15 minutos regulamentares e decretaram a SER Santiago vencedora por 1 a 0, como manda o Regulamento Geral das Competições da Federação Gaúcha de Futsal (FGFS).
De acordo com o artigo 27, o La Máquina deve ser excluído da Copa RS, pagar uma multa de R$ 5 mil e ficar impossibilitado de jogar as competições da federação por um prazo de dois anos. Mantendo-se esta definição, a SER Santiago está garantida na final. Caso haja uma justificativa para o não-comparecimento, a análise caberá ao TJD - Tribunal de Justiça Desportiva.