O União Corinthians sofreu sua quarta derrota em cinco jogos do Novo Basquete Brasil (NBB). No sábado (19), jogando fora de casa, o time de Santa Cruz do Sul foi derrotado pelo São José Basketball-SP, por impiedosos 103 a 84, e está em 14º lugar na classificação da fase regular.
A equipe titular escalada pelo técnico Athos Calderaro, teve Vithinho, Enzo Ruiz, Paulichi, Mike Simms e Federico Aguerre. No time gaúcho, os cestinhas foram Enzo Ruiz, com 15 pontos e mais quatro assistências, e Aguerre, com 14 pontos, além de seis rebotes e três assistências. Na equipe paulista destaque para o armador Figueredo que fez 25 pontos e nove assistências e ainda ficou com cinco rebotes.
O primeiro tempo não foi nada bom para a equipe gaúcha. Com um adversário apostando na transição rápida, o Corinthians viu o São José abrir vantagem e fechar o primeiro tempo em 53 a 41. A situação se manteve no segundo tempo, com o time paulista seguindo com grande aproveitamento no ataque até chegar ao placar final com 19 pontos de vantagem.
A equipe de Santa Cruz do Sul volta à quadra na segunda-feira (21), a partir das 20 horas. O adversário será o vice-líder Flamengo, no Ginásio do Maracanãzinho.
Sesi-Franca vence a oitava e segue 100%
Nos demais jogos deste sábado, o líder e invicto Sesi Franca-SP derrotou o Unifacisa-PB, por 106 a 94, e chegou à sua oitava vitória no NBB, garantindo os 100% até o momento. Três jogadores do time paulista tiveram grandes atuações. O pivô Lucas Mariano terminou o duelo com 29 pontos, nove rebotes e uma assistência. O cestinha foi o armador Georginho de Paula, com 30 pontos, 10 rebotes e cinco assistências. Com 20 pontos e 12 rebotes, o ala americano David Jackson errou apenas quatro arremessos.
Em Brasília, o Minas Tênis Clube venceu o time da casa por 94 a 174 e agora está na quinta posição, com cinco vitórias e três derrotas. Já a equipe do Distrito Federal é apenas a 12ª, após perder a quinta de sete partidas.
Neste duelo, seis jogadores do Minas marcaram 10 ou mais pontos. O armador Alexey Borges fez 17 e ainda pegou sete rebotes, além de fazer quatro assistências; os alas americanos Isaac Hamilton e Shaquille Johnson Sr. terminaram com 15 e 14 pontos, respectivamente; os pivôs Wesley e Paranhos fizeram 13, cada; e o ala-pivô Renan Lenz ficou a um rebote de confirmar um duplo-duplo, após marcar 12 pontos e garantir nove rebotes.
Em São Paulo, o Paulistano precisou de prorrogação pra ganhar o duelo paulista diante do Bauru Basket, por 71 a 68, após igualdade em 65 pontos no tempo regulamentar. O armador Adyel foi o cestinha com 25 pontos. Pelo time do interior o maior pontuador foi o ala Danilo Fuzaro, com 22.
Na classificação, o Paulistano chegou ao nono lugar, com 50% de aproveitamento em oito partidas, enquanto o Bauru está em sexto, cm quatro vitórias e três derrotas.