Todos os 1500 ingressos foram vendidos e o Ginásio Schmittão, em Uruguaiana, vai estar lotado na manhã deste domingo (13). Uruguaianense e Horizontina fazem o primeiro jogo da final da Copa dos Pampas a partir das 11h. A competição é organizada pela Liga Gaúcha de Futsal (LGF).
A definição da data da final ocorreu nesta semana a partir da desistência do Guarany, de Espumoso, de seguir na competição. No dia 19 de outubro, Uruguaianense e Guarany disputavam nos pênaltis, quem avançaria para a final. Antes da cobrança do último pênalti, quando a equipe de Uruguaiana vencia por 4 a 3, houve briga entre os membros das comissões técnicas e o jogo foi suspenso. O Tribunal de Justiça Desportiva determinou que os pênaltis fossem continuados em quadra neutra e escolheu a cidade de São Borja para sede. Mas na tarde da última quinta-feira (10), o Guarany comunicou a LGF desistindo da partida. Com isso, a Uruguaianense conquistou o direito de disputar as finais.
Horizontina chegou a final depois de eliminar Guarani (Frederico Westphalen), Cerro Largo e Afucs (Seberi). Já a Uruguaianense passou por Marau, Peñarol (Guaíba) e Guarany (Espumoso). O jogo de volta será em Horizontina, no dia 23 de novembro.